Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

​Cavaco: Sócrates “era uma pessoa em que não se podia confiar e não olhava a meios”

16 fev, 2017 - 18:41 • Eunice Lourenço , Graça Franco

No livro que é apresentado esta quinta-feira, Cavaco Silva também elogia José Sócrates, mas numa crítica implícita a António Costa.

A+ / A-
Cooperação e crispação. Os primeiros-ministros de Cavaco
Cooperação e crispação. Os primeiros-ministros de Cavaco

José Sócrates “era de facto uma pessoa em que não se podia confiar e não olhava a meios”, escreve Cavaco Silva sobre o antigo-ministro no livro “Quinta-feira e outros dias” que é apresentado esta quinta-feira, no Centro Cultural de Belém, em Lisboa.

Esta citação, em concreto, é feita no capítulo sobre o Orçamento do Estado para 2011, mas sintetiza aquilo que o ex-Presidente vai repetindo ao longo do livro: José Sócrates mentia ao chefe de Estado.

O livro, escrito pelo ex-Presidente que deixou o cargo há menos de um ano, centra-se nas reuniões quinzenais com o primeiro-ministro, que ocorrem geralmente às quintas-feiras.

Na primeira parte, em 14 capítulos, Cavaco Silva faz reflexões sobre si próprio, a sua carreira política, a sua família e os seus colaboradores.

Na parte central, a segunda, em 30 capítulos, conta o que considera serem os principais episódios da sua relação José Sócrates, o primeiro-ministro com que coabitou mais tempo. De Março de 2006 a Junho de 2011, tiveram 188 reuniões semanais das quais Cavaco Silva foi tomando notas nos seus cadernos formato A5 de capa azul.

O balanço dessas quase duas centenas de reuniões é feito por Cavaco Silva no capítulo em que conta os dois últimos encontros com José Sócrates e em que acaba por tecer alguns elogios ao antigo primeiro-ministro.

“Foram, em geral, reuniões de trabalho absolutamente normais e, com poucas excepções, encontros tranquilos e cordiais, em que imperava o respeito mutuo”, escreve Cavaco, acrescentando que Sócrates ia, geralmente, bem preparado para esses encontros e que, “apesar da fama que lhe era atribuída, foram relativamente poucas as vezes em que o primeiro-ministro se exaltou no decorrer das reuniões”.

Cavaco tece ainda outro elogio a Sócrates. “Devo reconhecer que, na definição e execução das políticas económicas e sociais, o primeiro-ministro não se deixou capturar pelo PCP ou pelo BE”, escreve o antigo Presidente, numa crítica implícita à actual situação política.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Minoria Silenciosa
    25 fev, 2017 Lx 23:07
    Para quem queria levar uma vida muito pacata, não é isso que se vê, e dizer que "política nunca mais", também não é isso que se tem visto, e até o lançamento de um livro deixa muito a desejar. Será que o tempo não tem estado bom no Algarve ? Talvez tenha sido o pior político depois do 25 de Abril, criticando até o seu sucessor que por sinal até é da mesma cor partidária. O que esperamos vivamente é que a Citroën não lhe venda mais nenhum carro para ele ir fazer a rodagem á Figueira da Foz, nem a mais lado nenhum. É expectável até que nenhuma marca de automóveis lhe venda outro carro em alturas coincidentes com congressos do seu partido. Não há políticos decentes, mas escândalos financeiros e alguns até criminosos, foram na esmagadora maioria feitos por satélites que orbitavam á sua volta.
  • José Gomes L
    20 fev, 2017 Lisboa 15:04
    Só para o senhor de 18FEV, 17LX 17:41 Esses teus tiques, são tiques de fascista de esquerda, não têm argumentos, então atacam, chamam aos outros aquilo que eles são. Já agora conhece alguma alternativa a pagar as dividas que os sucessivos governos fizeram??? Quando tiver argumentos apareça. Você mete dó, tanta léria e nenhum argumento. Triste traste é o que você é.
  • ó jose gomes L
    18 fev, 2017 lx 17:41
    Tens uma imaginação fértil e vês ao espelho o teu querido líder que durante 4 anos arregimentou a maioria de suporte, para aprovarem tudo o que lhes metessem na mão, o que era irrevogável depressa se tornava revogável, à vontade do freguês, mesmo que se tratasse de leis anti constitucionais que os rapazolas afirmavam que não eram! Caluniavam os juízes do TC que não deixavam passar as leis, nem consentiam que metessem o pé em ramo verde contra a democracia e o Estado e de Direito. Foi a politica do quero posso e mando porque não havia alternativas! Não estás bem? Segue os conselhos do teu querido líder, não sejas piegas, sai da zona de conforto e emigra!...Muita gente de boa fé infelizmente, acreditou nesse manguelas!
  • José Gomes L
    18 fev, 2017 Lisboa 11:27
    A única diferença entre o Sócrates e o costa, é que o costa é muito mais manhoso. O costa tem ainda o gosto pessoal de trair os amigos. E todos os portugueses sabem muito bem, que tanto ladrão é o que vai à vinha, como o que fica ao portal. Toda a gente me percebe, menos os xuxalistas, obviamente.
  • José Gomes L
    18 fev, 2017 Lisboa 10:59
    Aí estão os esquerdalhos todos com o seu comportamento típico, não gostam de o ver falar atacam todos de todos os lados para o tentarem calar. Mentalidade da esquerda portuguesa: "Dizer mal do Sócrates? nem pensar, bater no Cavaco? Vamos lá todos!!!!" Antes do 25 de Abril tínhamos o lápis azul, agora temos o lápis vermelho, tudo o que mexe à direita é para fazer calar e risca r com o vermelho à lá stalin.
  • José Gomes L
    18 fev, 2017 Lisboa 10:52
    Concordo totalmente e absolutamente com o que o João escreveu. Antes do 25 de Abril tínhamos o lápis azul, agora temos o lápis vermelho. Quem falar contra o costa, é logo perseguido pela máquina da geringonça.
  • José Gomes L
    18 fev, 2017 Lisboa 10:48
    A única diferença entre o Sócrates e o costa, é que o costa é muito mais manhoso. O costa tem ainda o gosto pessoal de trair os amigos. E todos os portugueses sabem muito bem, que tanto ladrão é o que vai à vinha, como o que fica ao portal. Toda a gente me percebe, menos os xuxalistas, obviamente.
  • vc
    18 fev, 2017 vc 10:45
    Verdade, mas tu não és melhor!... O BPN nunca foi esclarecido porque senão...
  • Carlos Gonçalves
    18 fev, 2017 Seixal 10:45
    Deixa estar que com atitudes destas pode confiar-se muito em ti!!
  • Jose
    18 fev, 2017 Lousada 10:11
    "não olhava a meios" para melhorar a vida dos portugueses então tudo bem. se não olhava a meios para tratar da sua vidinha então tudo mal.

Destaques V+