A+ / A-

DGS confirma novo caso de sarampo na região Norte

15 fev, 2024 - 15:26 • Lusa

Desde o dia 11 de janeiro foram confirmados oito casos de sarampo: dois na região de Lisboa e Vale do Tejo e seis no Norte.

A+ / A-
Desde o dia 11 de janeiro foram confirmados oito casos de sarampo: dois na região de Lisboa e Vale do Tejo e seis no Norte, refere a direção-geral em comunicado. Foto Wikipedia
Desde o dia 11 de janeiro foram confirmados oito casos de sarampo: dois na região de Lisboa e Vale do Tejo e seis no Norte, refere a direção-geral em comunicado. Foto Wikipedia

A Direção-Geral da Saúde (DGS) confirmou esta quinta-feira a existência de um novo caso de sarampo na região Norte, de uma mulher de 20 anos que está clinicamente estável e fora do período de infecciosidade.

Desde o dia 11 de janeiro foram confirmados oito casos de sarampo: dois na região de Lisboa e Vale do Tejo e seis no Norte, refere a direção-geral em comunicado.

A DGS refere que a mulher de 20 anos tem história de viagem ao estrangeiro no período de incubação da doença, sem ligação conhecida com os casos confirmados este ano.

O caso foi confirmado laboratorialmente pelo Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge (INSA).

No comunicado, a direção-geral acrescenta que está, em conjunto, com a rede de autoridades de saúde, o INSA e os profissionais de saúde "a acompanhar a evolução da situação de acordo com o previsto no Programa Nacional da Eliminação do Sarampo, com enfoque na confirmação de casos suspeitos e rastreio de contactos".

Aproveitando para apelar à vacinação de acordo com o Programa Nacional de Vacinação, a autoridade de saúde nacional recomenda, ainda, que se alguém esteve em contacto com um caso suspeito de sarampo, ou se tem sintomas, ligue para a linha de saúde 808242424.

Saiba Mais
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+