A+ / A-

Lisboa

Novo Aeroporto. Organizações ambientalistas preferem Vendas Novas

29 jan, 2024 - 10:42 • Redação com Lusa

Nove ONGs entregaram parecer como reação ao relatório preliminar da comissão técnica independente para o novo aeroporto.

A+ / A-

Nove organizações ambientalistas consideram que a localização de Vendas Novas será mais positiva para o novo aeroporto de Lisboa, em termos ambientais e de saúde pública.

Esta posição é revelada num parecer conjunto que as organizações não-governamentais de ambiente (ONGA) - onde se inclui a associação ambientalista ZERO - entregaram no âmbito da consulta pública do relatório preliminar da comissão técnica independente (CTI), entidade responsável pela avaliação ambiental estratégica do aeroporto.

Em declarações à Renascença, Acácio Pires, da ZERO, afirma que, “tendo em conta as duas localizações que foram consideradas viáveis", a ONG entende que "há uma sobrevalorização da opção de Campo de Tiro de Alcochete", sobretudo "em relação ao risco de interferência com os corredores de aves migradoras.”

O ativista afirma, ainda, que esta questão tem “um impacto importante do ponto de vista da segurança e isso não é devidamente assinalado na conclusão final”.

Neste sentido, os ativistas concluem que “Vendas Novas parece estar melhor colocado.”

As nove ONGA apelam, assim, às entidades responsáveis que “recusem, desde já, a renovação da DIA [Declaração de Impacte Ambiental] relativa ao Aeroporto do Montijo e respetivas acessibilidades”.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+