A+ / A-

Fatura da farmácia está mais pesada para os portugueses

29 jan, 2024 - 09:21 • André Rodrigues , Olímpia Mairos

É a consequência da rutura de stock de vários medicamentos genéricos.

A+ / A-

A falta de medicamentos genéricos disponíveis nas farmácias portuguesas está a obrigar a maioria dos utentes a pagar mais.

De acordo com um estudo da Deco Proteste, citado pelo Jornal de Notícias (JN), 62% dos inquiridos admitem que já pagaram mais na farmácia, porque os genéricos mais baratos estavam esgotados.

Por outro lado, a indicação clínica para medicamentos de marca levou a que 38% dos consumidores tenham comprado medicamentos mais caros.

Para ultrapassar estas limitações, as farmácias e a indústria dos genéricos pedem medidas que permitam diminuir o impacto nas finanças das famílias.

A presidente da Associação Nacional de Farmácias, por exemplo, defende, em declarações ao JN, que os atuais incentivos para impulsionar a venda de genéricos têm de ser alterados, tendo em conta que a atual “não valoriza o papel do farmacêutico” por não permitir que o mesmo dedique tempo à dispensa deste tipo de medicamentos.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+