A+ / A-

Preço do azeite aumenta quase 70% em 2023

13 dez, 2023 - 12:52 • Lusa

INE diz que diminuição da produção de azeite espanhol e os seus preços muito elevados têm também influenciado o mercado português.

A+ / A-

O preço do azeite aumentou quase 70% em 2023 devido à produção "extraordinariamente baixa" da campanha anterior, à redução "acentuada" dos 'stocks' e à quebra da produção em Espanha, estimou nesta quarta-feira o Instituto Nacional de Estatística (INE).

De acordo com as "Contas Económicas da Agricultura - 2023" do INE, "relativamente ao preço do azeite em 2023, estima-se um acréscimo acentuado (69,2%), em resultado da produção extraordinariamente baixa da campanha anterior, que provocou altas cotações do azeite no mercado nacional".

"Para além disso, o preço do azeite é também influenciado quer pela baixa acentuada dos 'stocks' nacionais, em resultado de maior procura, quer pelos mercados internacionais, onde a Espanha se destaca como o maior produtor mundial", refere, acrescentando que, "nos últimos anos, a produção de azeite espanhol tem sido baixa e os preços muito elevados, o que tem influenciado o mercado português".

Em volume, o INE prevê um decréscimo da produção do azeite de 8,3% no ano civil de 2023 (abrange parte da campanha 2022/2023 e parte da campanha 2023/2024), em consequência da acentuada baixa de produção de azeitona da campanha 2022/2023, que não foi compensada pelo aumento de produção da atual campanha (2023/2024).

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+