A+ / A-

MP faz buscas em São Bento. Chefe de gabinete de Costa detido

07 nov, 2023 - 09:05 • Daniela Espírito Santo , Cristina Nascimento

Há cinco detidos, entre os quais Vitor Escária, chefe de gabinete do primeiro-ministro, o empresário Diogo Lacerda Machado, consultor de Costa, bem como o presidente da Câmara de Sines. A operação estará relacionada com os negócios do lítio e hidrogénio.

A+ / A-
Noticiário das 10h
Ouça o noticiário das 10h00. Na foto: Nuno Mascarenhas, Vitor Escária e Lacerda Machado Fotos: RR e Lusa; Composição: Miguel Ribeiro/RR

O Ministério Público está a realizar, esta terça-feira, buscas relacionadas com um processo que envolve o ministro das Infraestruturas, João Galamba, o ex-ministro do Ambiente, João Matos Fernandes, e o empresário Diogo Lacerda Machado. A informação está a ser avançada pela SIC.

Já segundo o jornal "Público", a PSP está a realizar buscas em diversos ministérios e na residência oficial do primeiro-ministro, no Palácio de São Bento e há pelo menos cinco detidos.

Ainda de acordo com o jornal, entre os detidos estão o chefe de gabinete de António Costa, Vítor Escária, bem como Lacerda Machado, empresário e consultor de António Costa, e o presidente da Câmara de Sines, o socialista Nuno Mascarenhas.

A operação deve-se a uma investigação sobre os negócios do lítio e hidrogénio.

As buscas já foram confirmadas, no entretanto, pelo Ministério do Ambiente e também pelo gabinete de António Costa. "Confirmamos que há buscas no gabinete do chefe de gabinete [Vítor Escária]. Não comentamos a ação da justiça", disse à agência Lusa fonte da assessoria do primeiro-ministro.

António Costa, que estaria a caminho do Porto para participar no Tomorrow Summit, foi esta manhã ao Palácio de Belém para falar com Marcelo Rebelo de Sousa. Segundo a agência Lusa, o encontro realizou-se a pedido de António Costa. Fonte de Belém revela à Renascença que Costa que terá chegado a Belém pelas 9h30 e terá durado pouco mais de meia hora.

O primeiro-ministro acabou por cancelar a sua participaçao no evento, apurou a Renascença no local. Segundo fonte do gabinete de António Costa, esta é, para já, a única alteração de agenda, até ao momento.

Questionado pela Renascença, o gabinete do ministro Duarte Cordeiro confirma que foi cancelada a agenda do governante prevista para esta terça-feira

DCIAP conduz investigação

Contactada pela Renascença, a Polícia Judiciária assegura que não está envolvida na operação. A Renascença sabe que é o Departamento Central de Investigação e Ação Penal (DCIAP) que está a conduzir esta investigação, em curso desde 2019. Já fonte da PSP referiu à agência Lusa que foram mobilizados cerca de 140 polícias para a operação de buscas.

Até ao momento não se sabe ao certo que eventuais crimes podem estar em causa, mas o DCIAP é o organismo do Ministerio Público que investiga criminalidade económico-financeira altamente organizada ou de especial complexidade que ocorram em diferente comarcas do país.

PSD reune com urgência comissão permanente do PSD

O PSD marcou uma reunião urgente da comissão permamente do PSD. A nota enviada à Renascença explica que perante a "gravidade da situação que envolve a base central do Governo, Luis Montenegro decidiu marcar esta reunião".

A mesma nota adianta que o líder do PSD prestará declarações aos jornalistas depois da realização da reunião.

[Notícia atualizada às 12h06 de 7 de novembro de 2023]

Saiba Mais
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Jose Felix
    08 nov, 2023 Dresden 23:09
    Será que isto vai dar em alguma prisão, creio que não como sempre estão a jogar em casa
  • ze
    07 nov, 2023 aldeia 12:30
    Todos bons rapazes.....da escola do ex 1ºministro que toda "a gente" se recorda.
  • ze
    07 nov, 2023 aldeia 12:30
    Todos bons rapazes.....da escola do ex 1ºministro que toda "a gente" se recorda.
  • Luiz
    07 nov, 2023 SANTO ANTÓNIO DOS CAVALEIROS 12:00
    Esqueçam o caso, Cunha Marcelo, as burkas e lavadeiras do MP, do STJ já encontraram a solução para desviar as atenções sobre o Emplastro, PR!
  • EU
    07 nov, 2023 PORTUGAL 11:22
    A assessoria pode e NÃO deve comentar, pois daqui amanhã as COISAS podem ser contrárias. Mas EU Posso, não posso? Lembram-se EU aqui há uns tempos APELAR para que as AUTORIDADES investigassem TUDO e TODOS, os Serviços Públicos? Podem ter a CERTEZA que nenhum saía bem desse ESCRUTÍNIO. Quando os ouço nas televisões, mas seja quem seja, peço-lhes para não dizerem ASNEIRAS, pois quem faz um CESTO, faz UM CENTO. Reparem que há dias o Senhor Presidente da Câmara de Vila Nova de Gaia esteve em Tribunal por um caso QUALQUER. Perante o Juiz esteve CALADO. Quando pos os PÉS na RUA começou a falar, em SUA DEFESA, quase parecia um PAPAGAIO. Mais uma vez REPITO, investiguem MAS TUDO E TODOS.
  • Americo
    07 nov, 2023 Leiria 10:12
    Bom dia. Só agora. Essa "gente" goza diariamente connosco. Sócrates comparado com Costa é um menino de coro.
  • Fátima Pereira
    07 nov, 2023 Peniche 10:07
    Só levaram estes?

Destaques V+