A+ / A-

Mau tempo

Vento forte arrancou telhado em prédio de São João da Madeira

02 nov, 2023 - 13:55 • Lusa

Não há feridos, nem pessoas desalojadas, adianta fonte dos bombeiros.

A+ / A-

O vento forte que se faz sentir arrancou esta quinta-feira um telhado de um prédio em São João da Madeira, no distrito de Aveiro, mas não causou feridos nem houve pessoas desalojadas, informou fonte dos Bombeiros.

De acordo com a página na internet da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil, a ocorrência foi registada pelas 9h46.

Cerca das 13h00, o comandante dos Bombeiros de São João da Madeira, Normando Oliveira, disse à Agência Lusa que estavam a aguardar a chegada de uma grua para proceder à remoção da estrutura de madeira e chapa do telhado, que foi parar em cima de um prédio contíguo.

A mesma fonte adiantou ainda que foi definido um perímetro de segurança e a rua Pedro Martins Palmares, onde se situa o prédio, está cortada ao trânsito para prevenir que a queda de algum elemento possa provocar feridos.

Quanto ao prédio que ficou sem telhado, o comandante referiu que não há pessoas desalojadas, uma vez que o mesmo tem placa que protege da chuva.

Além deste caso, a página na internet da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil dá ainda conta de várias ocorrências no distrito de Aveiro, relacionadas com quedas de árvores e dano ou queda de redes de fornecimento elétrico.

Portugal continental está hoje a sentir os efeitos da depressão Ciáran, com vento por vezes forte, agitação marítima e precipitação, segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

Devido ao mau tempo, o IPMA colocou sete distritos de Portugal continental hoje e sexta-feira sob aviso vermelho devido à previsão de agitação marítima forte.

Porto, Viana do Castelo, Lisboa, Leiria, Aveiro, Coimbra e Braga vão estar sob aviso vermelho entre as 9h00 de hoje e as 15h00 de sexta-feira, devido à previsão de "ondas de noroeste com altura significativa 7 a 8 metros, podendo atingir a altura máxima de 14/15 metros".

O aviso vermelho é o mais grave de uma escala de três (vermelho, laranja e amarelo).

Hoje está também previsto "um aumento da intensidade do vento, que soprará forte no litoral das regiões norte e centro, com rajadas até 90 quilómetros por hora (km/h), e nas terras altas, com rajadas até 110 km/h", podendo até superar aquele valor nos pontos mais altos da Serra da Estrela.

Por isso, o IPMA emitiu aviso amarelo de vento forte para hoje nos distritos de Viseu, Bragança, Porto, Guarda, Vila Real, Santarém, Viana do Castelo, Lisboa, Leiria, Castelo Branco, Aveiro, Coimbra e Braga.

Tópicos
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+