Tempo
|
A+ / A-

Câmara de Lisboa disponibiliza mamografias gratuitas às mulheres com menos de 50 anos

26 out, 2023 - 07:24 • Anabela Góis , Olímpia Mairos

De acordo com o autarca, nenhuma mulher será excluída, mas o serviço tem como foco as mais jovens.

A+ / A-

A Câmara de Lisboa vai disponibilizar mamografias gratuitas às mulheres com menos de 50 anos. Uma faixa etária que não está abrangida pelos rastreios gratuitos e onde estão a aumentar os cancros da mama.

Com vista a este novo serviço, o presidente da autarquia, Carlos Moedas, vai assinar esta quinta-feira um protocolo com a Fundação Champalimaud que vai instalar o aparelho nos serviços sociais da autarquia.

De acordo com o autarca, nenhuma mulher será excluída, mas o serviço tem como foco as mais jovens.

Nós vimos através daquilo que é a investigação que entre os 30 e os 39 anos aumentaram em quase 20% dos cancros da mama, isto a nível global, mas também em Portugal. E, portanto, nós temos aqui mulheres abaixo dos 50 anos que muitas vezes tem alguma dúvida e que a partir de agora sabem que podem vir aos serviços sociais da Câmara”, realça Carlos Moedas.

Segundo o presidente da autarquia, será disponibilizada “gratuitamente” uma linha de telefone às mulheres de Lisboa, com “um especial cuidado para aquelas que têm menos de 50 anos”, faixa etária que regista “uma grande subida no cancro da mama”.

Em Lisboa vivem mais de 40 mil mulheres com idades entre os 40 e os 49 anos. E é essencialmente para este grupo que o serviço vai estar disponível a partir de hoje nos serviços sociais da Câmara, que funcionam nas Olaias.

“Temos aqui técnicos da Fundação Champalimaud, mas também dos serviços sociais da Câmara. Temos médicos e, portanto, se uma mulher tiver uma dúvida, telefona para esta linha, marca, e os médicos e enfermeiros que lá estão podem fazer todo este procedimento da mamografia para que ela possa tirar alguma dúvida ou apenas porque quer ir testar”, explica.

“Saber que têm isto gratuitamente da parte da Câmara Municipal de Lisboa, eu penso que é muito importante para a prevenção do cancro”, completa.

O número de telefone para marcações vai ser disponibilizado ainda esta quinta-feira.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+