A+ / A-

Alunos e professores com computadores bloqueados e sem acesso à internet

25 set, 2023 - 17:37 • Fátima Casanova

De acordo com a a Associação Nacional de Professores de Informática, os alunos que mudaram de ciclo serão os mais afetados pelo cancelamento da licença de segurança do hardware.

A+ / A-

Os computadores entregues a alunos e professores no âmbito da escola digital estão a ficar gradualmente bloqueados, por causa do hardware de segurança, revelou, esta segunda-feira, a Associação Nacional de Professores de Informática (ANPRI).

Mas este não é o único problema, há também kits digitais que estão a deixar de ter acesso à internet, denuncia, à Renascença, a presidente da ANPRI.

Fernanda Ledesma explica que o problema surge quando se faz a autenticação ao ligar o equipamento.

É suposto "gerar um código para desbloqueio. Neste momento ele está a dar a mensagem que o dispositivo encontra se com a licença de segurança do hardware expirado", esclarece.

De acordo com a presidente da associação, os alunos que mudaram de ciclo serão os mais afetados pelo cancelamento da licença de segurança do hardware.

O ministério da Educação, em resposta à Renascença, garante que "já desenvolveu as diligências necessárias para que sejam resolvidas com a maior brevidade as situações relacionadas com licenças e conectividade, cujo concurso público internacional está a decorrer".

Os casos vão surgindo de forma gradual, conforme vão passando 30 dias desde a ultima autenticação, segundo a presidente da ANPRI.

"Este problema atinge todos os computadores que foram entregues no âmbito do Kit Escola Digital", confirma Fernanda Ledesma.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+