A+ / A-

António Costa considera Leiria "um dos maiores motores" da economia do país

20 set, 2023 - 10:52 • Lusa

O primeiro-ministro destacou a capacidade de exportação e criação de emprego.

A+ / A-

O primeiro-ministro, António Costa, que está em Leiria no âmbito da iniciativa "Governo Mais Próximo", afirmou esta quarta-feira que o distrito é "um dos maiores motores da economia portuguesa", destacando a sua capacidade de exportação e criação de emprego.

No arranque da iniciativa "Governo Mais Próximo", que decorre entre esta quarta-feira e quinta-feira, em Leiria, o primeiro-ministro afirmou que o distrito "é um dos maiores motores da economia portuguesa" e um dos que "mais tem contribuído" para o aumento de exportações e criação de emprego.

Ao longo de dois dias, os membros do Governo farão mais de 50 visitas, cobrindo todos os 16 concelhos do distrito de Leiria, realizando-se na quinta-feira um Conselho de Ministros descentralizado.

Na chegada ao Teatro José Lúcio da Silva, em Leiria, numa declaração sem direito a perguntas dos jornalistas, António Costa destacou que o distrito, "só nos últimos oito anos", criou 43 mil novos postos de trabalho e o volume de negócios das empresas aumentou quase 44 mil milhões de euros.

"Foi por isso que também escolhemos o distrito de Leiria para fazer o balanço e ponto de situação do programa mais transformador que temos no Plano de Recuperação e Resiliência [PRR], que é o programa das Agendas Mobilizadoras, um programa que junta empresas e entidades do sistema científico e tecnológico", realçou.

Esse programa propõe-se a investir mais de 7 mil milhões de euros até ao final de 2026, estando previsto criar mais 18 mil postos de trabalho, "a esmagadora maioria emprego altamente qualificado", frisou.

Segundo António Costa, Leiria é "um dos distritos com maior participação nas Agendas Mobilizadoras, quer pela excelência do seu tecido empresarial, quer pela excelência do seu politécnico".

Nesse sentido, o Governo decidiu fazer em Leiria um ponto de situação do nível de execução daquela mesmo programa do PRR, que envolve mais de mil entidades.

No Teatro José Lúcio da Silva, decorre esta quarta-feira o primeiro encontro anual das Agendas Mobilizadoras, contando com a presença do primeiro-ministro.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+