A+ / A-

Professores. Ministro apela a sindicatos para que pensem nos alunos

11 set, 2023 - 09:14 • Redação

Apelo de João Costa é feito na véspera do arranque do ano letivo.

A+ / A-

Na véspera do arranque do novo ano letivo, o ministro da Educação volta a apelar aos sindicatos para que pensem nos alunos. Em causa, as greves anunciadas para a próxima semana.

Em declarações à CNN Portugal, João Costa alerta que os alunos têm muito a recuperar. Pede, por isso, bom senso aos professores.

"O que espero é que haja o bom senso de se reconhecer que o trabalho tem vindo a ser feito. Houve muitas medidas desenvolvidas este ano que foram até, nalguns casos, mais além do que as próprias organizações sindicais pediam", indica, exemplificando com a "redefinição do mapa" e a "redução das distâncias nos quadros de zona pedagógica".

Por isso, pede, é preciso pensar "nos alunos". "Temos realidades novas nas escolas, temos um aumento muito grande de alunos migrantes, temos aprendizagens ainda para recuperar e esse tem de ser o nosso foco", remata.

O ministro João Costa sublinha que nunca se afastou das negociações. Sobre a falta de professores, sublinha que o Sul continua a ser a região com maiores dificuldades na contratação.

Saiba Mais
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Maria
    11 set, 2023 Palmela 10:40
    Eu gostava de saber como e que os professores fechavam as escolas a cadeado" se o resto dos funcionarios das escolas " nao tivessem dispostos a aderir a greve" so que a "tropa fandanga e toda igual" e tambem esta metida no sindicato!
  • Maria
    11 set, 2023 Palmela 10:19
    Os alunos deviam fazer uma manifestacao"com cartazes a dizer (abaixo os sindicatos)
  • Maria
    11 set, 2023 Palmela 10:15
    E tempo dos sindicatos pensarem nos alunos " naquilo que os alunos sofreram no tempo do estado novo nas maos dos professores! O dr alvaro cunhal recusou-se a ir pra escola" era canada e reguada que ate fervia" houve crianca que chegaram a ser postas a janela com orelhas de burro.

Destaques V+