Tempo
|
A+ / A-

PJ ajuda a desmantelar rede internacional de tráfico de droga

01 set, 2023 - 10:10 • Olímpia Mairos

Rede dedicava-se ao envio de grandes quantidades de cocaína da América do Sul para a Europa.

A+ / A-

A Polícia Judiciária e autoridades de vários países desmantelaram uma rede internacional que se dedicava ao envio de grandes quantidades de cocaína para a Europa.

Em comunicado, a PJ indica que no decurso das diligências levadas a efeito ao longo do último ano e meio, “procedeu-se à detenção de um total de sete pessoas de diferentes nacionalidades bem como à apreensão de um total de 2.700 kg de cocaína, elevada quantidade de dinheiro, imóveis, viaturas e outros objetos com relevância para a prova dos factos em investigação”.

Na denominada “Operação Opatija”, que teve o apoio do Maritime Analisys and Operations Centre - Narcotics MAOC (N) e a coordenação da Europol, estiveram envolvidas além da PJ autoridades do Brasil, Croácia, França, Polónia, Espanha, Eslovénia, Estados Unidos e Sérvia.

Segundo a nota da Polícia Judiciária, as autoridades sérvias iniciaram, em janeiro de 2022, uma investigação sobre “este cartel de droga, que se pensa estar envolvido no tráfico em grande escala de cocaína da América do Sul para a EU, designadamente do Brasil”.

“A operação rapidamente envolveu outros países do continente europeu, entre os quais Portugal, que participou ativamente em ações de vigilância e recolha de informação relevante para o desfecho da operação”, acrescenta a nota.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+