Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Ucrânia. Portugal disponível para apoiar formação em desminagem mas pedido ainda não chegou

30 ago, 2023 - 09:46 • Lusa

O ministro da Defesa da Ucrânia tinha pedido, na última semana, ajuda a Portugal na desminagem do Mar Negro.

A+ / A-

A ministra da Defesa Nacional, Helena Carreiras, anunciou esta quarta-feira, em Toledo, que Portugal está disponível para dar formação na área da desminagem a sapadores e mergulhadores ucranianos, mas a Ucrânia ainda não formalizou o pedido.

"Não foi ainda formalizado um pedido nesse sentido, como têm sido muitos outros que nós sistematicamente analisamos", disse a ministra, em declarações à Lusa e à RTP, na cidade espanhola de Toledo, à entrada para uma reunião informal dos ministros da União Europeia (UE) com a pasta da defesa.

Helena Carreiras acrescentou que as Forças Armadas Portuguesas estão "disponíveis, também neste caso, para apoiar com treino nesta área da desminagem, mas não mais do que isso, ou seja não com presença na Ucrânia, não com equipamentos".

Na semana passada, em entrevista à RTP, o ministro da Defesa da Ucrânia, Oleksii Reznikov, pediu a Portugal ajuda, sem especificar como, na desminagem do Mar Negro, que voltou a ser um local de conflito ativo depois de a Rússia 'rasgar' o acordo para exportação de cereais ucranianos que vigorou durante um ano.

O Presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, repetiu o apelo dias mais tarde durante uma visita do homólogo português, Marcelo Rebelo de Sousa.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+