Tempo
|
A+ / A-

“Aldeia Feliz” leva estudantes de Medicina a aldeias de Arcos de Valdevez

30 ago, 2023 - 08:47 • Olímpia Mairos

Iniciativa visa promover a saúde junto da população idosa, bem como ajudar e acompanhar os mais isolados.

A+ / A-

Chama-se “Aldeia Feliz”. É uma iniciativa do Núcleo de Estudantes de Medicina da Universidade do Minho (NEMUM) junto dos idosos do concelho de Arcos de Valdevez.

A iniciativa, que vai já na 11ª edição, conta com o apoio da Câmara Municipal de Arcos de Valdevez, decorre até ao dia 3 de setembro e visa promover a saúde junto da população mais idosa.

Durantes estes dias, os 20 estudantes do curso de Medicina da UMinho irão promover várias atividades, nomeadamente, a visita a aldeias mais isoladas do concelho e realizar rastreios cardiovasculares junto dos mais velhos.

Segundo Carolina Machado, presidente do NEMUM, os idosos apoiados no “Aldeia Feliz” não têm capacidade ou forma de deslocação e por isso é promovida a atividade porta a porta “que é muito bem recebida pela população da terceira idade”.

A presidente do NEMUM explica que os seus colegas que participam nesta iniciativa são alunos que atualmente frequentam o curso de Medicina entre o 2º e o 4º ano.

“Os estudantes consideram esta uma das ações mais enriquecedoras atividades enquanto futuros profissionais de saúde, não só a nível de treino de competências de rastreios cardiovasculares, mas também a nível de desenvolvimento de caraterísticas de comunicação, que também são bastante importantes para a nossa área”, destaca.

Ao longo dos dias da “Aldeia Feliz”, os futuros médicos irão também visitar várias IPSS, lares e centros de dia do concelho onde irão realizar atividades de promoção de saúde e hábitos saudáveis, assim como aconselhamento nutricional.

Para chegar ao maior número de pessoas, o programa deste ano conta, no sábado, com uma iniciativa que irá acontecer no Mercado Municipal para facilitar o acesso ao rastreio cardiovascular a todas as pessoas do concelho. Nesse mesmo dia terá lugar também uma palestra promovida pela Sociedade Portuguesa da Hipertensão e uma caminhada pela Ecovia do Vez.

O projeto “Aldeia Feliz” realiza-se anualmente na época de verão e decorre em parceria com vários municípios e juntas de freguesia, com o objetivo de promover a saúde junto da população idosa, bem como ajudar e acompanhar os mais isolados. Desde o seu nascimento, em 2013, o “Aldeia Feliz” já acompanhou mais de 1.300 idosos nos concelhos de Arcos de Valdevez, Celorico de Basto, Paredes de Coura, Ponte da Barca, Viana do Castelo e Vila Real.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+