Tempo
|
A+ / A-

Comissão de seca volta a reunir esta sexta-feira

25 ago, 2023 - 05:13 • Lusa, com redação

Dados do IPMA indicam que em 31 de julho 97% do território estava em seca meteorológica, do qual 34% em seca severa e extrema, especialmente no Alentejo e Algarve.

A+ / A-

A Comissão Permanente de Prevenção, Monitorização e Acompanhamento dos Efeitos da Seca realiza a sua 16.ª reunião para analisar a situação decorrente da seca prolongada que Portugal atravessa, agravada pelas ondas de calor, e para definir novas medidas de mitigação.

Dados do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) divulgados em 11 de agosto indicam que em 31 de julho 97% do território estava em seca meteorológica, do qual 34% em seca severa e extrema, especialmente no Alentejo e Algarve.

A ministra da Agricultura e da Alimentação, Maria do Céu Antunes, e o ministro do Ambiente e da Ação Climática, Duarte Cordeiro, presidem à reunião que está marcada para as 10h00 no Ministério do Ambiente e da Ação Climática.

Na última reunião da comissão, em 7 de julho, a ministra da Agricultura e da Alimentação anunciou um apoio de 35 milhões de euros para os agricultores afetados pela seca.

No final do mês passado, a quase totalidade - 97% - do território português estava em situação de seca. 34% em seca severa e extrema. As regiões mais afetadas eram o Alentejo e o Algarve. São dados do Instituto do Mar e da Atmosfera.
O último Julho foi o 5.º mais seco desde o ano 2000, com temperaturas normais para a época, sem ondas de calor como as verificadas em outras zonas da Europa, devido ao anticiclone dos Açores, mas foi um mês também sem chuva.
O quadro de seca fez com que a produção de cereais de Inverno fosse a pior de sempre, revelam dados do Instituto Nacional de Estatística. Os agricultores alertam para a situação de sufoco em que se encontram muitas explorações. E há organizações de produtores que reclamam a utilização da água de albufeiras de barragens para ajudar a mitigar os efeitos da seca.
Mas também aqui os dados não são muito animadores - No último dia de julho, e comparativamente o último dia do mês anterior, o volume de água armazenada aumentou em duas bacias hidrográficas, mas desceu em 10.
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+