Siga-nos no Whatsapp
A+ / A-

Fumos dos incêndios do Canadá dissipam-se sobre o continente nas próximas 24 horas

28 jun, 2023 - 23:25 • Lusa

O instituto explica que a nuvem de fumo, que durante terça-feira cobriu a totalidade do território continental, encontra-se em fase de dissipação, afetando neste momento Espanha, Grã-Bretanha, França, Bélgica e os Países Baixos.

A+ / A-

A nuvem de fumo dos incêndios do Canadá deve dissipar-se sobre o continente nas próximas 24 horas, mantendo-se até sábado sobre os arquipélagos mas com condições atmosféricas favoráveis a dissipar-se nos dias seguintes, atualizou o IPMA.

Segundo as previsões do Serviço de Monitorização da Atmosfera Copernicus (CAMS), a nuvem deverá "dissipar completamente" sobre o território continental nas próximas 24 horas, mantendo-se ainda sobre os arquipélagos dos Açores e da Madeira até pelo 01 de julho, informa o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA). .

"Durante os dias seguintes as condições atmosféricas deverão ser favoráveis para a dissipação da nuvem sobre todo o território nacional", diz no seu site.

O instituto explica que a nuvem de fumo, que durante terça-feira cobriu a totalidade do território continental, encontra-se em fase de dissipação, afetando neste momento Espanha, Grã-Bretanha, França, Bélgica e os Países Baixos. .

A nuvem de fumo, por outro lado, intensificou-se sobre a região dos Açores e da Madeira, tal como previsto e comunicado na terça-feira pelo IPMA, baseando nas previsões do serviço CAMS (programa Copernicus) que apontavam para uma intensificação, especialmente na região sul de Portugal Continental, e na região dos Açores de hoje.

Nessa informação, o IPMA destacou que a nuvem de fumo se tem mantido em altitude (acima dos 1000 m).

No mesmo dia, a Agência Portuguesa do Ambiente (APA) emitiu um esclarecimento sobre os níveis de partículas em Portugal continental e nos Açores, informando na terça-feira que não evidenciavam ainda a influência, na superfície, da nuvem de fumo dos fogos no Canadá.

Segundo a APA, os níveis de partículas medidos face às classes de índice de qualidade do ar mantinham-se nos níveis "Bom" e "Muito Bom" em Portugal continental e Açores.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+