Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Onda de calor

Calor põe 11 distritos a amarelo. Há 21 concelhos em risco máximo de incêndio

28 jun, 2023 - 07:19 • Olímpia Mairos , com Lusa

Máximas deverão situar-se entre os 24, em Aveiro, e os 40, em Évora e Beja. Perigo de incêndio vai manter-se elevado pelo menos até domingo.

A+ / A-

O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) colocou esta quarta-feira em perigo máximo de incêndio rural vinte e um concelhos dos distritos de Coimbra, Castelo Branco, Portalegre, Santarém e Faro.

Em perigo máximo de incêndio estão os concelhos de Loulé, São Brás de Alportel, Tavira, Castro Marim (Faro), Chamusca, Constância, Vila Nova da Barquinha, Abrantes, Tomar, Ferreira do Zêzere, Sardoal, Mação (Santarém), Vila de Rei, Proença-a-Nova, Vila Velha de Ródão, Fundão, Covilhã, Belmonte (Castelo Branco), Gavião, Nisa (Portalegre) e Oliveira do Hospital (Coimbra).

Mais de 80 concelhos de Faro, Beja, Santarém, Portalegre, Castelo Branco, Portalegre, Leiria, Coimbra, Viseu, Guarda, Vila Real e Bragança encontram-se em risco muito elevado e vários concelhos de todos os distritos do continente, exceto Viana do Castelo, estão em perigo elevado de incêndio.

Segundo o IPMA, o perigo de incêndio vai manter-se elevado pelo menos até domingo devido ao tempo quente.

Para esta quarta-feira, o IPMA prevê no continente céu pouco nublado ou limpo, apresentando períodos de maior nebulosidade no litoral Centro até ao início da manhã e vento fraco a moderado do quadrante norte, soprando por vezes forte no litoral oeste e nas terras altas, em especial a partir da tarde.

Temperaturas podem chegar aos 40 graus

As temperaturas mínimas vão oscilar entre os 16 graus Celsius, em Coimbra e Leiria, e os 25, em Faro. Já as máximas deverão situar-se entre os 24, em Aveiro, e os 40, em Évora e Beja.

Os distritos de Vila Real, Bragança, Viseu, Guarda, Castelo Branco, Santarém, Portalegre, Setúbal, Évora, Beja e Faro vão manter-se sob aviso amarelo até às 18h00 desta quarta-feira, devido ao tempo quente.

Já costa sul da Madeira está sob aviso laranja até às 20h00, passando depois a amarelo até às 21h00 de quinta-feira, enquanto a costa norte, as regiões montanhosas e a ilha do Porto Santo estão sob aviso amarelo devido ao calor até às 21h00 de quinta-feira.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+