Tempo
|
A+ / A-

Onda de calor

Sete concelhos do Algarve sob risco máximo de incêndio

27 jun, 2023 - 07:17 • Olímpia Mairos , com Lusa

Costa sul da Madeira vai manter-se sob aviso vermelho por causa do calor e há 11 distritos do continente sob aviso amarelo.

A+ / A-

O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) colocou esta terça-feira em perigo máximo de incêndio florestal os concelhos de Lagos, Portimão, Monchique, Silves, Loulé, São Brás de Alportel e Tavira, no distrito de Faro.

Também a costa sul da ilha da Madeira, que está sob aviso vermelho, o mais grave de uma escala de três, até às 20h00 de hoje devido ao tempo quente, foi colocada em perigo máximo de incêndio rural. O restante arquipélago encontra-se sob aviso amarelo e laranja de tempo quente.

A “ação conjunta de um anticiclone localizado a nordeste do arquipélago dos Açores, que se estende em crista até ao Golfo da Biscaia, e de um vale depressionário localizado entre o norte de África e a Península Ibérica, permite o transporte de uma massa de ar quente e seco até ao arquipélago da Madeira”, refere o IPMA em comunicado.

Atenção à radiação UV

Para os próximos dias estão previstos valores da ordem de 30 graus Celsius na generalidade do arquipélago, que nas vertentes sul podem atingir valores da ordem de 35 graus.

No que diz respeito à exposição à radiação ultravioleta (UV), o IPMA colocou a Madeira em risco extremo e na quarta-feira em risco muito elevado.

De acordo com o IPMA, a ilha de Porto Santo, os 18 distritos de Portugal continental e o arquipélago dos Açores apresentam níveis muito elevados de exposição à radiação UV.

No continente, em perigo muito elevado de incêndio estão mais de 50 concelhos dos distritos de Faro, Beja, Lisboa, Santarém, Castelo Branco, Portalegre, Guarda, Bragança, Vila Real e Viseu. Vários concelhos de praticamente todos os distritos encontram-se em perigo elevado de incêndio.

Segundo o IPMA, o perigo de incêndio vai manter-se elevado pelo menos até sábado.

Calor motiva avisos

No continente, continuam sob aviso amarelo por causa do calor os distritos de Vila Real, Bragança, Viseu, Guarda, Castelo Branco, Santarém, Portalegre, Setúbal, Évora, Beja e Faro até às 18h00 de quarta-feira.

Para esta terça-feira, o IPMA prevê no continente céu pouco nublado ou limpo, obscurecido por partículas de fumo, provenientes dos incêndios no Canadá, vento por vezes forte no litoral oeste e descida de temperatura na região Sul, em especial no litoral oeste.

As temperaturas mínimas vão oscilar entre os 16 graus Celsius (em Viana do Castelo e Braga) e os 24 (em Castelo Branco) e as máximas entre os 27 graus (em Aveiro) e os 40 (em Évora).

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+