Tempo
|
A+ / A-

Varíola dos macacos. Primeira morte confirmada pela DGS

12 jun, 2023 - 14:29 • Redação

Homem de 23 anos morreu em janeiro, mas caso só foi confirmado em abril, é divulgado no mais recente relatório.

A+ / A-

Portugal registou a primeira morte devido à infeção por varíola dos macacos (mpox).

Segundo avança o Jornal de Notícias, citando um relatório mensal da Direção-Geral de Saúde, a doença terá vitimado um homem de 23 anos, que foi diagnosticado em setembro de 2022 e acabou por morrer em janeiro deste ano.

Ao todo, o país registou 953 casos de infeção confirmados, segundo o mesmo relatório, datado de 30 de maio.

O mesmo documento refere que, um ano depois dos primeiros casos (datados de 3 de maio de 2022), Portugal já não tem nenhum novo a registar. Pelo menos desde 27 de março que assim é.

O "caso fatal", registado em janeiro, só se confirmou como tal em abril. O homem era "VIH positivo, não aderente à terapêutica antirretroviral e com imunossupressão avançada, que apresentou um quadro raro de doença progressiva e disseminada".

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+