Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Aterros

Bruxelas ameaça pôr Portugal em tribunal por tratamento inadequado de resíduos

29 set, 2022 - 12:39 • Lusa com redação

A Comissão Europeia diz-se insatisfeita com a resposta de Portugal ao tratamento de resíduos e dá dois meses às autoridades nacionais para tomarem as medidas necessárias.

A+ / A-

A Comissão Europeia ameaçou, esta quinta-feira, recorrer a tribunal caso as autoridades nacionais não apliquem corretamente a legislação comunitária sobre resíduos e aterros comunitários dentro de dois meses.

Bruxelas diz-se insatisfeita com a reposta apresentada por Portugal ao procedimento lançado no início do ano. A Comissão lembra que enviou uma carta de notificação de incumprimento a Portugal em fevereiro, "uma vez que pelo menos 59% dos resíduos municipais são depositados em aterros sem qualquer tratamento".

"A Comissão concluiu que as medidas postas em prática por Portugal são insuficientes para garantir que os resíduos sejam tratados antes de serem depositados em aterro e que Portugal necessita de atualizações significativas da sua infraestrutura de gestão de resíduos para garantir que os seus resíduos municipais sejam tratados de acordo com os requisitos da UE", aponta o executivo comunitário.

De acordo com Bruxelas, "Portugal tem agora dois meses para responder e tomar as medidas necessárias, caso contrário a Comissão pode decidir remeter o caso para o Tribunal de Justiça da União Europeia".

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+