Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Casos de Covid-19 a bordo levam China e EUA a cancelar voos

26 ago, 2022 - 14:19 • Lusa

Departamento de Transportes dos Estados Unidos acusa Pequim de violar acordo sobre viagens aéreas e tratar as companhias aéreas norte-americanas de forma injusta.

A+ / A-

Os Estados Unidos suspenderam 26 voos para o país operados por companhias aéreas chinesas, depois de Pequim ter suspendido voos de companhias norte-americanas, devido à deteção de casos de Covid-19 a bordo, foi divulgado esta sexta-feira pelos 'media' internacionais.

O Departamento de Transportes dos Estados Unidos disse, na quinta-feira, que Pequim violou um acordo sobre viagens aéreas e tratou as companhias aéreas de forma injusta.

Os voos para a China estão sujeitos à política do "circuit breaker" ('interruptor', em português): quando são detetados cinco ou mais casos a bordo, a ligação é suspensa por uma semana.

Caso sejam identificados dez ou mais casos, a ligação é suspensa por duas semanas.

Os reguladores norte-americanos suspenderam voos operados pelas companhias aéreas chinesas Air China, China Eastern Airlines, China Southern Airlines e Xiamen Airlines, de acordo com o Departamento de Transportes.

A mesma fonte apontou que o número de voos suspensos é o mesmo que as ligações aéreas canceladas da United Airlines, American Airlines e Delta Air Lines, ao abrigo do sistema "circuit-breaker".

A China mantém uma estratégia de 'zero casos' de covid-19, assumida como um triunfo político pelo secretário-geral do Partido Comunista Chinês, Xi Jinping.

A estratégia inclui o bloqueio de cidades inteiras e a realização de testes em massa, sempre que são detetados casos da doença, e fortes restrições fronteiriças.

Quem chega ao país tem que cumprir uma quarentena de pelo menos sete dias em instalações designadas pelas autoridades.

O departamento governamental norte-americano disse que as companhias aéreas enfrentam "culpabilidade indevida", já que os passageiros apresentam resultados negativos nos testes antes do embarque, mas testam positivo após chegarem à China.

As medidas da China são "baseadas em circunstâncias totalmente fora do controlo das transportadoras", lê-se no comunicado da entidade governamental.

"Reservamos o direito de tomar medidas adicionais" se Pequim impuser "mais medidas" semelhantes, apontou ainda.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+