Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Incêndios. "Drones" da Força Aérea reativados e a operar a partir de sábado

13 ago, 2021 - 22:12 • Lusa

Em comunicado, o EMGFA explicou que os veículos aéreos não tripulados voltam a operar a partir de sábado, desde as bases de Beja e da Lousã.

A+ / A-

Os "drones" da Força Aérea serão reativados no sábado para reforçar a capacidade de vigilância aérea e deteção de fogos, após levantamento das restrições causadas por uma avaria, indicou o Estado-Maior-General das Forças Armadas (EMGFA), esta sexta-feira.

Em comunicado, o EMGFA explicou que os veículos aéreos não tripulados voltam a operar a partir de sábado, desde as bases de Beja e da Lousã.

"O levantamento das restrições relativas à operação destes veículos deve-se ao teor da avaria que foi identificada no "drone" acidentado no passado dia 11 de agosto e à reduzida probabilidade de esta vir acontecer novamente, conforme conclusões do relatório preliminar da Comissão Central de Investigação da Inspeção Geral da Força Aérea", revela ainda a nota enviada às redações.

Estes "drones" irão reforçar a capacidade de vigilância aérea e deteção de fogos, no âmbito do Sistema Integrado de Gestão dos Fogos Rurais em Portugal.

"Em operação, estes veículos partilham as imagens recolhidas em tempo real com o Comando de Operações Conjuntas do Comando Conjunto para as Operações Militares (CCOM), do EMGFA, com a Guarda Nacional Republicana (GNR) e com a Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC), permitindo, desta forma, maior celeridade na análise e resposta por parte das entidades no terreno", pode ler-se.

Na quinta-feira, o EMGFA tinha informado que um "drone" da Força Aérea sofreu um acidente na quarta-feira, no distrito de Beja, numa missão operacional de vigilância e deteção de incêndios rurais.

O EMGFA adiantava ainda que "as circunstâncias em que o acidente ocorreu" estavam sob investigação e, até ao apuramento das suas causas, as operações com estes "drones" estavam suspensas nas outras Bases de Operação.

O EMGFA disse ainda que outros meios aéreos tripulados, como uma aeronave C-130 destacada para a região Norte, estão "planeados para empenhamento conforme necessário", devido às altas temperaturas previstas para o fim de semana.

O Estado-Maior-General já tinha divulgado que as Forças Armadas vão reforçar o dispositivo nacional de vigilância e deteção de incêndios, até segunda-feira.

Tópicos
Saiba Mais
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+