Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Iniciada operação de limpeza do Padrão dos Descobrimentos, depois de vandalizado

09 ago, 2021 - 12:13 • Maria João Costa com Redação

O monumento foi vandalizado no domingo com um graffiti com uma extensão de cerca de 20 metros, escrito em inglês.

A+ / A-

Já começou a operação de limpeza do Padrão dos Descobrimentos, que foi vandalizado este domingo com um graffiti numa das laterais do monumento. O graffiti tinha uma extensão de cerca de 20 metros e estava escrito em inglês.

Esta manhã, o conselho de administração da empresa de Gestão de Equipamentos e Animação Cultural (EGEAC), que tutela o monumento, esteve reunido. A zona afetada foi já isolada e vai começar a ser limpa a área para evitar mais danos na pedra do Padrão dos Descobrimentos.

Na mensagem graffitada lê-se “Blindly sailing for monney [sic], humanity is drowning in a scarllet [sic] sea lia [sic]”, o que, numa tradução livre, pode ser lido em português como “Velejando cegamente por dinheiro, a humanidade afunda-se num mar escarlate”.


A ocorrência foi registada pela PSP ainda durante a manhã, por volta das 11h30, tendo o facto sido comunicado à Câmara Municipal de Lisboa.

O graffiti foi feito por desconhecidos e não há, para já, qualquer suspeito identificado.

O Padrão dos Descobrimentos foi desenhado pelo arquiteto Cottinelli Telmo e pelo escultor Leopoldo de Almeida, sendo incluído na Exposição do Mundo Português, que se realizou em 1940. Esta foi a primeira vez que o monumento foi mostrado ao público.

Em 1960, por ocasião da comemoração dos 500 anos da morte do Infante D. Henrique, o Padrão dos Descobrimentos foi reconstruído em betão, sendo inaugurado como Centro Cultural das Descobertas em 1985.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+