Tempo
|

28,66%
77 Deputados
28,63%
76 Deputados
18,06%
48 Deputados
5,08%
8 Deputados
4,46%
5 Deputados
3,3%
4 Deputados
3,26%
4 Deputados
1,93%
1 Deputados
4,10%
3 Deputados
  • Freguesias apuradas: 3092 de 3092
  • Abstenção: 33,77%
  • Votos Nulos: 1,10%
  • Votos em Branco: 1,43%

Total esquerda: 90Mandatos
Pan: 1Mandatos
Total direita: 135Mandatos
A+ / A-

Falhei a segunda dose da vacina contra a Covid-19. E agora?

27 jul, 2021 - 17:48 • Joana Gonçalves

Se respondeu "Não" ao SMS de agendamento da segunda dose da vacina contra a Covid-19 ainda pode completar o esquema vacinal, mas terá que aguardar pela nova convocação.

A+ / A-

Veja também:


Numa altura em que milhares de portugueses se preparam para gozar férias, é possível que o agendamento da segunda dose da vacina contra a Covid-19 coincida com um período de ausência do local de residência, longe do centro de vacinação onde receberam a primeira toma.

A verificar-se este cenário, quem optar por responder "Não" ao SMS do Serviço Nacional de Saúde não perde a possibilidade de completar o esquema vacinal, mas tem que aguardar pela nova convocação.

Contactada pela Renascença, fonte da "task force" do plano de vacinação adianta que não é possível reagendar a segunda dose da vacina.

Questionada sobre a possibilidade de recurso à modalidade "Casa Aberta", a mesma fonte remeteu a reposta para a informação disponível no site da DGS, onde se lê que a iniciativa abrange "utentes com idade igual ou superior a 35 anos serem vacinados, com a primeira dose e sem agendamento prévio".

"Se as pessoas responderem que 'não' à chamada telefónica ou ao SMS de agendamento, serão contactadas novamente mais tarde, mas não vão cumprir o intervalo recomendado", referiu o mesmo membro da equipa da "task force".

Depois de inoculada a primeira dose, a data da segunda é calculada automaticamente de forma a cumprir as recomendações da Direção-Geral da Saúde (DGS) para cada uma das vacinas.

De acordo com as normas da DGS, o intervalo recomendado entre as duas vacinas da Pfizer e Moderna é de 28 dias. No caso da Astrazeneca são oito semanas e a vacina da Janssen é de toma única.

Vacinas contra a Covid-19 administradas em Portugal

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Marta Sofia Godinho
    04 ago, 2021 Armação de pera 17:00
    Boa tarde, venho por este meio pedir esclarecimento sobre o facto de ter faltado á toma da segunda dose "PFIZER". Devo fazer novo agendamento ou aguardar que me contactem? Cumprimentos, Marta Godinho, Número de utente de saúde: 366270729

Destaques V+