Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Espanha

Quatro portugueses suspeitos de violarem duas jovens alegam ter sido tudo consensual

25 jul, 2021 - 18:06 • Redação

Os quatro suspeitos permanecem detidos numa esquadra, após o tribunal de instrução criminal de Gijón ter deliberado prolongar a detenção provisória.

A+ / A-

Os quatro portugueses detidos no sábado por suspeita de abuso sexual, cometido contra duas jovens espanholas, de 22 e 23 anos, numa pensão de Gijón, em Espanha, alegaram em tribunal, este domingo, que as relações sexuais com as vítimas foram consentidas e defenderam a sua inocência.

Segundo adianta a agência noticiosa, citando fontes judiciais locais, os quatro suspeitos permanecem detidos numa esquadra, após o tribunal de instrução criminal de Gijón ter deliberado prolongar a detenção provisória enquanto se aguarda a disponibilização de toda a documentação relativa ao caso de abuso sexual, nomeadamente relatórios clínicos e indicação das lesões sofridas.

Os portugueses, todos eles abaixo dos 30 anos, declararam perante a juíza espanhola María Luz Rodríguez Pérez que não utlizaram força nem violência com as jovens espanholas.

As duas mulheres, uma delas de Gijón e uma outra da cidade de Bergara, denunciaram a agressão sexual na esquadra policial às 06h30 de sábado, explicando que tinham conhecido um homem num bar e que viajaram com ele para a pensão onde este estava hospedado, para um encontro sexual.

Segundo o relato das vítimas, no caminho para a pensão juntou-se um outro homem e, ao chegarem à sala, encontraram dois outros portugueses que as obrigaram a manter relações sexuais com todos eles.

Posteriormente, as jovens foram transferidas para o hospital de Gijon para serem submetidas a um exame médico.

Os quatro portugueses voltam ao tribunal esta segunda-feira, para que as duas queixosas façam a identificação dos suspeitos.

Várias organizações convocaram para segunda-feira à tarde uma manifestação de protesto e indignação, em frente à Câmara Municipal de Gijón.

[Notícia atualizada a 26 de julho, às 13h47]

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+