Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Covid-19

Vacinas Janssen vão atrasar em agosto e apenas chegam 200 mil

23 jul, 2021 - 12:56 • Lusa

Gouveia e Melo espera ter 70% da população com vacinação completa entre 5 e 12 de setembro.

A+ / A-

Veja também:


Portugal vai receber apenas 200 mil das 600 mil vacinas da Janssen previstas para agosto, anunciou o coordenador do plano de vacinação contra a covid-19, que diz esperar ter 70% da população com vacinação completa entre 5 e 12 de setembro.

"As preocupações continuam a ser a atribuição e chegada de vacinas. Ontem à tarde tive a má notícia de que em agosto eram previstas chegar cerca de 600 mil vacinas da Janssen e devem chegar cerca de 200 mil", revelou o vice-almirante Gouveia e Melo, reforçando posteriormente que seriam 220 mil e que esta situação "prejudica as expectativas e a vontade de vacinar a população portuguesa".

Henrique Gouveia e Melo, que está hoje a ser ouvido na Comissão Parlamentar de Saúde sobre o processo de vacinação, adiantou que o Ministério da Saúde "tem estado a compensar estas quebras com aquisições através de parceiros que não estejam a usar algumas destas vacinas ou a antecipar vacinas do 4.º trimestre para este terceiro trimestre".

Quantas são? Onde estão? E que variantes da Covid-19 circulam em Portugal?
Quantas são? Onde estão? E que variantes da Covid-19 circulam em Portugal?

No entanto, o coordenador da "task force" defendeu que não se trata de uma situação generalizada de incumprimento, ao esclarecer que "Moderna e Pfizer têm cumprido com o que prometem" e que têm sido "bastante fiáveis" nas entregas de doses de vacinas a Portugal.

Apesar da quebra de entregas, Gouveia e Melo mostrou-se tranquilo em relação ao futuro, por considerar que "as farmacêuticas vão produzir mais vacinas" e que haverá "capacidade de resposta" face às necessidades.

"É natural que no quarto trimestre, e depois mais tarde, estejam disponíveis no mercado internacional e na Europa vacinas em quantidade suficiente para as terceiras doses" se vierem a ser necessárias, sustentou.

O responsável disse ainda esperar ter 70% da população vacinada com uma dose entre 08 e 15 de agosto e com a vacinação completa entre 5 e 12 de setembro.

Saiba Mais
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+