Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Incêndios

Fogo no Algarve dado como dominado, nenhuma casa de primeira habitação ardeu

18 jul, 2021 - 07:58 • Lusa com Redação

De acordo com a página da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil, combateram esta noite o incêndio 411 operacionais, auxiliados por 140 viaturas.

A+ / A-

O incêndio que deflagrou sábado no concelho de Monchique já está em fase de resolução, de acordo o portal da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil.

O fogo levou à retirada de cerca de trinta pessoas das suas habitações, entre elas onze utentes acamados de um lar de idosos. Não há feridos a reportar.

“Até ao momento, não tenho confirmação de ter ardido alguma habitação. Só complexos de apoio, armazéns agrícolas, algumas construções mais precárias. Não tenho informação que tenha ardido alguma casa de primeira habitação”, disse Rui André, presidente da câmara de Monchique, à Renascença.

Fonte oficial do Comando Distrital de Operações de Socorro (CDOS) de Faro disse à Lusa que foram iniciadas as operações de rescaldo e consolidação e que, devido às condições meteorológicas, os meios aéreos vão continuar de prevenção.
No balanço efetuado pelas 07:30, a mesma fonte adiantou que durante a noite não foi necessário proceder a quaisquer evacuações ou cortes de estradas, depois de durante a tarde de sábado terem sido retiradas 30 pessoas das suas habitações (incluindo os utentes de um lar não licenciado).

Na tarde de sábado, o comandante de operações, Richard Marques, disse esperar que com a diminuição do vento, a partir das primeiras horas de domingo, fosse possível controlar o incêndio.

De acordo com a página da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil, combateram esta noite o incêndio 411 operacionais, auxiliados por 140 viaturas. Às 21:00 de sábado estavam no terreno 347 operacionais apoiados por 111 veículos.

Nenhuma estrada foi cortadas devido ao incêndio, só o acesso ao autódromo, no concelho de Portimão, esteve interrompido momentaneamente.

O incêndio começou na zona do Tojeiro, freguesia de Marmelete, concelho de Monchique, com o alerta a ser dado cerca das 13:30 de sábado.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+