Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Uma vacina contra todo o tipo de coronavírus, incluindo constipações? Pode estar mais perto

27 jul, 2022 - 21:59 • Redação

Investigadores britânicos anunciam um "avanço promissor" no sentido de chegar a uma vacina contra o "pan-coronavírus", que poderá prevenir a Covid-19 e a constipação comum.

A+ / A-

O mundo está mais perto de ter uma vacina universal contra o "pan-coronavírus", ou seja, contra a família mais ampla do coronavírus e respetivas mutações. A confirmar-se o sucesso da descoberta, a vacina poderá prevenir a Covid-19 e a constipação comum.

Investigadores do Francis Crick Institute em Londres identificaram um "alvo promissor" no Sars-CoV-2 - o vírus que causa a Covid-19 - que poderá permitir o desenvolvimento de uma vacina para as várias variantes do vírus.

Desenvolver uma vacina que proteja contra uma série de coronavírus diferentes é um enorme desafio, porque esta família de vírus está em constante mutação. Por isso, é possível ficarmos constipados frequentemente e também sermos infetados com diferentes variantes de Sars-CoV-2.

No novo estudo, os cientistas investigaram se os anticorpos que visam a "subunidade S2" da proteína "spike" (espigão) do Sars-CoV-2 também neutralizam outros coronavírus. Os investigadores constataram que após a vacinação de ratos com Sars-CoV-2 S2, os ratos criaram anticorpos capazes de neutralizar uma série de outros coronavírus com origem em animais e humanos.

Os resultados, publicados na revista Science Translational Medicine, são promissores, mas não significam ainda que uma nova vacina está a caminho.

Os investigadores continuam a testar anticorpos S2 contra diferentes vírus e a estudar como a descoberta pode ser integrada com as vacinas atualmente licenciadas.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+