Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Linhas vermelhas da pandemia

Covid-19. Portugal pode estar a uma semana dos 240 casos por 100 mil habitantes

02 jul, 2021 - 20:30 • André Rodrigues

Variante Delta responsável por 85% dos casos de Covid-19 em Portugal Continental. O Algarve é a região mais afetada, com 92,3% das infeções orginadas pela variante associada à Índia.

A+ / A-

Veja também:


Portugal poderá estar a menos de uma semana, mais concretamente, seis dias, de atingir a incidência máxima de 240 casos de Covid-19 por 100 mil habitantes, indica o relatório conjunto do Instituto Ricardo Jorge (INSA) e da Direção-Geral da Saúde (DGS) que monitoriza as linhas vermelhas da pandemia em Portugal.

O documento indica que o número acumulado a 14 dias de novos casos de infeção por SARS-CoV-2 por 100 mil habitantes foi de 200 casos, “com tendência crescente a nível nacional”.

Caso se mantenha a tendência de crescimento, o INSA e a DGS estimam que “o tempo para atingir a taxa de incidência acumulada a 14 dias de 240 casos/100 mil habitantes seja inferior a 15 dias (mais especificamente seis dias) para o nível nacional”, limiar que “já foi ultrapassado em LVT e no Algarve”.

Destaque para o valor de 427 casos por 100 mil habitantes na faixa etária dos 20 aos 29 anos, sendo de 291 dos 10 aos 19 anos e dos 30 aos 39 anos, o que confirma uma maior prevalência do vírus entre os mais jovens.

Também crescente a tendência do rácio de transmissibilidade da Covid-19 (Rt), que, nesta altura, apresenta um valor médio de 1,16 a nível nacional, “com tendência crescente” em todas as regiões de saúde do país, sendo que “esta tendência crescente é mais acentuada nas regiões Centro e Algarve, que apresentam um Rt de 1,24 e 1,28 respetivamente”, indica o relatório das linhas vermelhas.

Ao nível dos internamentos, o número de doentes em Unidades de Cuidados Intensivos (UCI) em Portugal Continental corresponde a 47% do valor crítico de definido de 245 camas ocupadas. Na semana passada, a percentagem era de 43%.

85% das infeções têm origem na variante Delta

Depois de, na semana entre 14 e 20 de junho, a variante Delta, associada à Índia, ter sido dominante em Portugal, sendo responsável por 70% das infeções, na semana que terminou a 27 de junho a frequência detetada foi de 85% em Portugal Continental.

A região do Algarve é a mais fustigada por esta variante, sendo estimado que 92,3% dos casos da região tiveram origem na estirpe Delta.

"Apesar de menos exato do que o valor obtido por sequenciação genética, este último valor indica também a manutenção da tendência crescente da frequência da variante Delta nos casos em Portugal", pode ler-se.

O relatório das linhas vermelhas da pandemia em Portugal nota, ainda, que, no último mês, o aumento da atividade epidémica tem condicionado, um aumento gradual na pressão dos cuidados de saúde, em especial na ocupação dos Cuidados Intensivos.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+