Tempo
|
Tudo o que precisa de saber sobre o Mundial 2022 Últimas Notícias Mundial 2022
Tudo o que precisa de saber sobre o Mundial 2022 Últimas Notícias Mundial 2022
Tudo o que precisa de saber sobre o Mundial 2022 Últimas Notícias Mundial 2022
A+ / A-

Juiz pede caução de 5 milhões de euros a Joe Berardo

02 jul, 2021 - 15:14 • Redação

O empresário madeirense tem 20 dias para pagar a caução exigida pelo juiz de instrução. Fica proibido de sair do país e de contactar com outros arguidos.

A+ / A-

Joe Berardo, indiciado de 13 crimes, pode aguardar o desenrolar do processo em liberdade mediante o pagamento de uma caução de cinco milhões de euros, decidiu esta sexta-feira o juiz Carlos Alexandre.

O empresário madeirense tem 20 dias para pagar a caução exigida pelo juiz de instrução, indica um comunicado divulgado pelo Conselho Superior da Magistratura.

Essa era também a medida de coação que tinha sido pedida pelo Ministério Público (MP).

Além do pagamento da caução, Joe Berardo tem que entregar o passaporte e fica impedido de deixar o país.

Também está proibido de contactar com outros arguidos do caso, nomeadamente o advogado André Luís Gomes.

André Luís Gomes, advogado de Joe Berardo, fica a aguardar o desenrolar do processo em liberdade, mas terá de pagar uma caução de um milhão de euros.

André Luís Gomes fica impedido de contactar com Joe Berardo e família, e fica obrigado a suspender a sua atividade de advogado do empresário madeirense ou das suas fundações.

O juiz Carlos Alexandre considera que Joe Berardo e o advogado André Luís Gomes estão fortemente indiciados da prática, "em coautoria material e na forma tentada", de 8 crimes de burla qualificada, um crime de branqueamento de capitais, outro de fraude fiscal qualificada, dois crimes de abuso de confiança qualificado e um crime de descaminho.

A defesa de Joe Berardo ficou satisfeita com as medidas de coação aplicadas ao empresário madeirense e diz que há várias formas de garantir o pagamento da caução de cinco milhões de euros no prazo de 20 dias.

Questionado como é que Joe Berardo vai pagar a caução de cinco milhões de euros, o advogado garantiu que há várias maneiras de o fazer e utilizou a ironia.

Até pode ser a Santa Casa da Misericórdia, pode ser qualquer um de vós que queira fazer o pagamento da caução. As cauções podem ser prestadas por qualquer pessoa, temos 20 dias”, declarou Saragoça da Matta, aos jornalistas.

Joe Berardo foi detido para interrogatório na terça-feira. A investigação, com cinco anos, tem indícios de que o grupo económico liderado pelo empresário lesou três bancos em cerca de mil milhões de euros.

André Luiz Gomes, advogado de Joe Berardo, também foi detido no mesmo dia.

O caso conta com pelo menos 12 arguidos.

Joe Berardo foi detido na terça-feira e foi questionado pelo juiz na quinta-feira, ficando detido nas instalações da Polícia Judiciária, em Lisboa.

O empresário sentiu-se mal durante o interrogatório de ontem, no Tribunal Central de Instrução Criminal, e foi assistido pelo INEM.

[notícia atualizada às 17h00]

Saiba Mais
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Americo Anastacio
    02 jul, 2021 Leiria 15:38
    Com rendimentos de cerca de /- 3.000,00€/ano, conforme declaração de irs, como é que o homem vai pagar ???????!!!!!!!!!!!!!!!!!
  • José J C Cruz Pinto
    02 jul, 2021 ILHAVO 15:26
    Falta a legenda da fotografia: "Ena, pá, tanto dinheiro! [Vamos lá ver é se pede, e acabam por lhe conceder, mais este empréstimo.]
  • Ivo Pestana
    02 jul, 2021 Funchal 15:13
    Mas o homem não tem esse dinheiro.

Destaques V+