Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Limitação de circulação na via pública a partir das 23h00 nos concelhos com risco mais elevado

01 jul, 2021 - 11:48 • Redação

Portugal tem agora 19 concelhos em risco muito elevado e 26 em risco elevado. Vários municípios recuam no desconfinamento, incluindo o Porto.

A+ / A-

Veja também:


O Conselho de Ministros esteve reunido esta quinta-feira para decidir que concelhos do país recuam no confinamento e outras medidas para travar a pandemia de Covid-19.

O Governo anuncia "a limitação de circulação na via pública", entre as 23h00 e as 05h00 da manhã, em 45 concelhos com risco elevado e muito elevado. O decreto deverá ser divulgado ainda hoje para a medida entrar em vigor na sexta-feira.

A medida aplica-se mesmo a pessoas vacinadas contra a Covid-19 ou com teste negativo, explicou a ministra da Presidência, Mariana Vieira da Silva.

O objetivo é evitar ajuntamentos noturnos numa fase de agravamento da pandemia de Covid-19, sublinha a governante.

O número de concelhos com risco muito elevado sobe de três para 19: Albufeira, Almada, Amadora, Barreiro, Cascais, Constância, Lisboa, Loulé, Loures, Mafra, Mira, Moita, Odivelas, Oeiras, Olhão, Seixal, Sesimbra, Sintra e Sobral de Monte Agraço.

Os concelhos com risco elevado são agora 26: Alcochete, Alenquer, Arruda dos Vinhos, Avis, Braga, Castelo de Vide, Faro, Grândola, Lagoa, Lagos, Montijo, Odemira, Palmela, Paredes de Coura, Portimão, Porto, Rio Maior, Santarém, São Brás de Alportel, Sardoal, Setúbal, Silves, Sines, Sousel, Torres Vedras e Vila Franca de Xira.

Vários concelhos recuam no desconfinamento, incluindo o Porto.

Pela terceira semana consecutiva, vai ser proibido entrar ou sair da Área Metropolitana de Lisboa (AML) ao fim de semana.

Restrições nos concelhos de risco muito elevado

  • Limitação da circulação na via pública a partir das 23h;
  • Teletrabalho obrigatório quando as funções o permitam;
  • Restaurantes, cafés e pastelarias até às 22h30 ou até às 15h30 ao fim-de-semana e feriados (no interior, com um máximo de 4 pessoas por grupo; em esplanada, 6 pessoas por grupo);
  • Comércio a retalho durante a semana: até às 21h; Ao fim-de-semana e feriados: retalho alimentar até às 19h e não-alimentar até às 15h30;
  • Espetáculos culturais encerram às 22h30;
  • Ginásios sem aulas de grupo; Modalidades desportivas de baixo e médio risco;
  • Casamentos e batizados com 25% da lotação.

Restrições nos concelhos de risco elevado

  • Limitação da circulação na via pública a partir das 23h00;
  • Teletrabalho obrigatório quando as funções o permitam;
  • Restaurantes, cafés e pastelarias até às 22h30 (no interior, com um máximo de 6 pessoas por grupo; em esplanada, 10 pessoas por grupo);
  • Comércio a retalho até às 21h00;
  • Espetáculos culturais encerram às 22h30.

"O país está numa situação em que é necessário manter as regras de distanciamento social. Não temos condições para considerar a pandemia controlada", declarou a ministra da Presidência, Mariana Vieira da Silva.

A situação conheceu um agravamento nas últimas semanas, com o número diário de infetados a disparar, numa altura em que a variante Delta, mais contagiosa, já é dominante.

Há especialista que consideram mesmo que Portugal já está na quarta vaga da pandemia da doença que chegou ao país em março de 2020.

Perante o agravamento da situação, o Governo anunciou na semana passada um travão no desconfinamento.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+