A+ / A-

Alemanha vai legalizar canábis para efeitos recreativos

26 out, 2022 - 16:00 • Agência Reuters

Não há data para a entrada em vigor das novas regras. Será permitida a aquisição e posse até 30 gramas de canábis para uso recreativo e pessoal.

A+ / A-

O governo alemão chegou a acordo para avançar com a legalização de canábis para efeitos recreativos. É a concretização de uma promessa do chanceler Olaf Scholz, adianta a agência Reuters.

O ministro da Saúde, Karl Lauterbach, apresentou esta quarta-feira uma proposta de legislação para regular a distribuição e o consumo de canábis para fins recreativos entre adultos.

De acordo com o documento, será considerado legal adquirir e possuir até 30 gramas para consumo pessoal e recreativo.

No entanto, não ficou estabelecido um calendário para a implementação da medida. A concretizar-se a breve prazo, a Alemanha será o segundo país da União Europeia a legalizar a canábis, depois de Malta o ter feito em 2021.

De acordo com o documento apresentado, o autocultivo privado seria permitido de forma limitada. O governo também pretende introduzir um imposto especial de consumo.

A legalização da canábis pode trazer à Alemanha receitas fiscais anuais e economia de custos de cerca de 4,7 mil milhões e criar 27.000 novos empregos, segundo um estudo feito em 2021.

Cerca de quatro milhões de pessoas consumiram canábis na Alemanha no ano passado, 25% das quais tinham entre 18 e 24 anos, disse Lauterbach, acrescentando que a legalização acabaria com o mercado ilegal deste produto.

Tópicos
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+