Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Ex-chefe de gabinete de Pedro Nuno Santos alvo de buscas

08 jun, 2021 - 16:04 • Lusa

Em causa estão alegados crimes de tráfico de influências e corrupção. Ministério das Infraestruturas esclarece que o ministro Pedro Nuno Santos "é totalmente alheio à alegada prática dos atos referidos nas notícias".

A+ / A-

A Polícia Judiciária está hoje a realizar 10 buscas em Penafiel e Guimarães por suspeitas de tráfico de influências e corrupção, sendo um dos visados um antigo chefe de gabinete ministerial, anunciou o Ministério Público.

Um dos visados nesta operação é Nuno Araújo, ex-chefe de gabinete de Pedro Nuno Santos, quando o atual ministro das Infraestruturas e da Habitação era secretário de Estado dos Assuntos Parlamentares, avança o Diário de Notícias.

"No âmbito de inquérito dirigido pelo Ministério Público do Departamento Central de Investigação e Ação Penal (DCIAP), no qual se investigam factos suscetíveis de integrarem a prática de crimes de tráfico de influências e/ou corrupção, estão a decorrer, no dia de hoje, dez buscas", refere uma nota publicada na página da Internet do DCIAP.

Segundo o Ministério Público (MP), as diligências, a cargo da Unidade Nacional de Combate à Corrupção (UNCC) da PJ, decorrem na sede de uma sociedade comercial, em departamentos de contratação pública de diversos municípios, numa empresa pública de gestão de águas e em habitações nas zonas de Penafiel e Guimarães.

O MP avança que no inquérito investigam-se "factos relacionados com a celebração, por ajuste direto, de aquisição de serviços entre uma sociedade comercial e os referidos municípios e a empresa pública".

"À data, a sociedade adjudicatária seria gerida e controlada de facto pelo sócio-gerente anterior, o qual exercia então funções de chefe de gabinete ministerial", refere o MP, sem precisar o nome.

O MP indica ainda que este antigo chefe de gabinete ministerial "usaria a sua influência decorrente do cargo para conseguir a celebração por ajuste direto, tirando benefícios monetários através de outra sociedade comercial, que igualmente controlava".

O Governo já reagiu a estas buscas. Em comunicado, o Ministério das Infraestruturas esclarece que Pedro Nuno Santos "é totalmente alheio à alegada prática dos atos referidos nas notícias".

"Sobre as notícias vindas hoje a público que dão conta de buscas no âmbito de um processo de alegada corrupção e tráfico de influências que envolve um ex-chefe do gabinete do antigo secretário de Estado dos Assuntos Parlamentares, esclarecemos que o Ministro das Infraestruturas e da Habitação é totalmente alheio à alegada prática dos atos referidos nas notícias. Aguardaremos o desenrolar do processo judicial", refere a nota do gabinete de Pedro Nuno Santos.

[notícia atualizada às 16h46]

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • EU
    08 jun, 2021 PORTUGAL 17:49
    Em comunicado, o MINISTÉRIO das INFRAESTRUTURAS, diz que o Ministro não tem nada com esta COISA. Pois bem, o MINISTÉRIO, fala, vê e ouve? Se os atos, a terem ocorrido, foram antes de Pedro Nunes Santos ser Ministro das Infraestruturas, porque vem este MINISTÉRIO dizer o que diz. Podem ter a CERTEZA " ABSOLUTA " que há muitos mais casos. São TODOS bons meninos. E chamam a ISTO democracia.

Destaques V+