Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Covid-19

​Novas fases de desconfinamento são para “evitar dois fundamentalismos”

03 jun, 2021 - 11:40 • Cristina Nascimento com Lusa

Marcelo Rebelo de Sousa comenta as medidas anunciadas pelo Governo.

A+ / A-

Veja também:


O Presidente da República considera que as novas fases de desconfinamento anunciadas na quarta-feira pelo Governo são uma tentativa de equilíbrio e uma forma de evitar “dois fundamentalismos”.

“Há uma tentativa de encontrar um equilíbrio e evitar dois fundamentalismos”, disse Marcelo Rebelo de Sousa, explicando que um desses fundamentalismos é o sanitário “que não reconhece que vivemos hoje uma situação diferente daquela vivíamos há uns tempos antes da vacinação e que o número muito elevado sobretudo de casos de jovens não significa mais internamentos, mais cuidados intensivos, mais mortes”.

O outro fundamentalismo a que o Presidente aludiu é o "fundamentalismo em termos de abertura, que ignora que há padrões europeus que são adotados pelos países que nos rodeiam”, afirmou.

O chefe de Estado alertou que, se Portugal atingir alguns desses indicadores “sem ser concertado com a Europa”, terá “custos na mobilidade e no turismo”.

Questionado se as medidas aprovadas em Conselho de Ministros - e que passam por manter a atual matriz de risco, mas diferenciar os territórios de baixa densidade populacional - conseguem esse equilíbrio, Marcelo respondeu que vão nesse caminho.

“Eu acho que as medidas que ontem [quarta-feira] foram conhecidas e estão a ser adotadas em vários países europeus são uma tentativa de encontrar um equilíbrio entre dois extremos. E estão sempre sujeitas a atualização, elas apontam para final de agosto, mas todas as semanas há avaliações”, disse.

Para o chefe de Estado, “é fundamental não voltar atrás, não recuar”, apelando a que haja “bom senso” que permita a abertura gradual da economia e da sociedade.

O Presidente da República falava aos jornalistas à margem de um encontro com membros da Comunidade Portuguesa e estudantes búlgaros de português na Embaixada de Portugal em Sófia, na Bulgária.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+