Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Covid-19

Governo da Madeira diz ser "cedo" para maior alargamento das medidas

24 mai, 2021 - 19:45 • Lusa

A região autónoma registou mais 14 casos nas últimas 24 horas.

A+ / A-

Veja também:


O presidente do Governo da Madeira, Miguel Albuquerque, afirmou esta segunda-feira "ser muito cedo" para proceder a um maior alargamento das medidas restritivas impostas devido à pandemia da Covid-19 na região, rejeitando "entrar em novas aventuras".

"Por enquanto é muito cedo. É bom a gente gozar o que tem antes de entrar em novas aventuras", declarou o chefe do executivo madeirense à margem da "Madeira Digital Health and Welbeing", uma iniciativa que decorre até dia 28 de maio.

Miguel Albuquerque sublinhou que as medidas que foram determinadas na passada semana "têm decorrido muito bem", mencionando que, no passado fim de semana, aconteceu uma grande afluência de pessoas à costa norte da Madeira, "mas os bares e restaurantes cumpriram as regras".

O governo madeirense decidiu na passada semana alargar o horário de encerramento dos bares e restaurantes na Madeira para as 23h00, a partir de sexta-feira, e o recolher obrigatório passou a vigorar entre as 00h00 e as 05h00.

Até aí, os restaurantes e bares podiam estar abertos até às 22h00 e o recolher obrigatório vigorava entre as 23h00 e as 05h00.

Sobre a iniciativa desta segunda-feira, cujo programa inclui a inauguração do primeiro hub de telesaúde na unidade de cuidados intensivos do Hospital do Funchal com ligação à unidade de saúde no Porto Santo, Miguel Albuquerque salientou que vem permitir uma melhor prestação de cuidados hospitalares e a oferta de condições de trabalho privilegiadas aos profissionais de saúde, com a redução do risco de transmissão de Covid-19.

Segundo o governante, tratam-se de "tecnologias de ponta que vão passar a ser utilizadas nos centros de saúde e nos centros sociais" da região.

"A ideia é este projeto, que neste momento é piloto, ser alargado a toda a região", realçou Miguel Albuquerque.

O governante insular salientou que este projeto está a permitir uma "interação e comunicação direta com cerca de 20 hospitais europeus na aplicação desta tecnologia".

"É a primeira vez que se aplica em Portugal e uma mais valia em todos os aspetos", sublinhou.

O "Madeira Digital Health and Wellbeing", uma iniciativa que congrega projetos digitais nas áreas da saúde e do bem-estar, promove a partir desta segunda-feira um conjunto de demonstrações públicas, no Funchal, sobre a utilização da tecnologia na medicina.

13 novos casos nas últimas 24 horas

A Madeira registou 13 novos casos de Covid-19 e 14 recuperações nas últimas 24 horas, anunciou esta segunda-feira a Direção Regional da Saúde (DRS), indicando que há um total de 267 situações ativas no arquipélago.

"Há a reportar 13 novos casos de infeção por SARS-CoV-2 na Região Autónoma da Madeira, pelo que a região passa a contabilizar 9.387 casos confirmados de covid-19" desde o início da pandemia, lê-se no boletim epidemiológico difundido pelas autoridades de saúde madeirenses.

No documento, a DRS menciona que os 13 novos casos notificados são de transmissão local, na sua maioria já associados a contactos de casos positivos.

Sobre os 267 casos ativos, a DRS adianta que "18 são importados e 249 de transmissão local", estando estas pessoas em isolamento.

No Hospital Dr. Nélio Mendonça, no Funchal, estão internados 19 doentes, um nos cuidados intensivos e os restantes nas unidades polivalentes.

Outras 15 pessoas cumprem isolamento numa unidade hoteleira dedicada, permanecendo as restantes em alojamento próprio, é referido no boletim.

A DRS aponta ainda que estão a ser avaliadas pelas autoridade de saúde regionais 126 situações "relacionadas com viajantes identificados no aeroporto, contactos com casos positivos ou outras".

Em vigilância ativa de contactos de casos positivos encontram-se 725 pessoas, além de 15.247 viajantes com recurso à aplicação "MadeiraSafe".

A Madeira contabiliza até hoje 9.049 doentes recuperados e mantém os 71 óbitos associados à covid-19 desde finais de março deste ano.

Por seu turno, a Direção-Geral de Saúde atribuiu hoje à Madeira 17 novos casos, um total de 9.631 infeções e 68 mortes devido à covid-19, desde março de 2020.

As autoridades regionais dos Açores e da Madeira divulgam diariamente os seus dados, que podem não coincidir com a informação divulgada no boletim da DGS.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+