Tempo
|
Tudo o que precisa de saber sobre o Mundial 2022 Últimas Notícias Mundial 2022
Tudo o que precisa de saber sobre o Mundial 2022 Últimas Notícias Mundial 2022
Tudo o que precisa de saber sobre o Mundial 2022 Últimas Notícias Mundial 2022
A+ / A-

Covid-19

Vacinação a maiores de 30 e 40 anos antecipada em todo o país

25 mai, 2021 - 22:45 • Pedro Silva , com redação

Governo esclarece que decidiu acelerar a vacinação contra a Covid-19 "a nível nacional", e não apenas em Lisboa, alargando-a a partir de 6 e 20 de junho.

A+ / A-

Veja também:


Afinal, a vacinação para maiores de 30 e 40 anos será simultânea em todo o país. Ao que a Renascença apurou esta terça-feira, a região de Lisboa e Vale do Tejo terá sim um reforço da vacinação nas faixas etárias dos 50 e 60 anos, tal como já está a acontecer no Algarve.

A medida prende-se com o facto destas duas regiões registarem taxas mais baixas de pessoas vacinadas.

Assim, a partir de 6 de junho vão começar a ser vacinados os que tem mais de 40 anos e a partir de 20 de junho os de 30 anos de idade.

A única novidade da conferência de imprensa do Governo ao final desta terça-feira foi o de garantir um reforço da testagem e vacinação na região, mas o secretário de Estado adjunto e da Saúde, António Lacerda Sales, falou unicamente para a região de Lisboa e Vale do Tejo.


O anúncio gerou confusão e críticas, especialmente por parte de autarcas no Norte do País. O presidente da Câmara do Porto, Rui Moreira, disse que "não pode haver um país e depois haver Lisboa", enquanto que o autarca de Vila Nova de Famalicão, Paulo Cunha, disse no Twitter que o anúncio exemplificava "um país a duas velocidades".

Esta tarde, o Governo justificou o acelerar do processo de vacinação devido ao recente aumento de novos casos - especialmente na zona de Lisboa e Vale do Tejo, onde a pandemia está a aumentar.

Desde que se iniciou a vacinação contra a Covid-19, a 27 de dezembro de 2020, Portugal já recebeu 5.728.470 vacinas, tendo sido distribuídas pelos postos de vacinação do território continental e pelas regiões autónomas 5.126.418 doses.

Em Portugal, morreram 17.021 pessoas dos 845.840 casos de infeção confirmados, de acordo com o último boletim da Direção-Geral da Saúde.

Saiba Mais
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+