Tempo
|

28,66%
77 Deputados
28,63%
76 Deputados
18,06%
48 Deputados
5,08%
8 Deputados
4,46%
5 Deputados
3,3%
4 Deputados
3,26%
4 Deputados
1,93%
1 Deputados
4,10%
3 Deputados
  • Freguesias apuradas: 3092 de 3092
  • Abstenção: 33,77%
  • Votos Nulos: 1,10%
  • Votos em Branco: 1,43%

Total esquerda: 90Mandatos
Pan: 1Mandatos
Total direita: 135Mandatos
A+ / A-

Covid-19: Marcelo relativiza número de casos e exclui regresso ao estado de emergência

25 mai, 2021 - 20:07 • Lusa

Marcelo vincou que a vacinação contra a covid-19 torna a situação atual "diferente que do que se passava há um ano" e acrescentou que, "apesar do número elevado de casos entre 20 e 40 anos, isso não se tem repercutido até agora em internamentos e em cuidados intensivos".

A+ / A-

Veja também:


O Presidente da República relativizou esta terça-feira, face ao avanço da vacinação contra a covid-19, os indicadores de números de casos e índice de transmissão, e excluiu um regresso ao estado de emergência.

Em declarações aos jornalistas, à saída do Palácio Nacional da Ajuda, Marcelo Rebelo de Sousa argumentou que, à medida que a vacinação avança, "os mais jovens estarão ainda sujeitos a contágio" com o novo coronavírus, "mas isso não se repercutirá necessariamente em internamentos, cuidados intensivos e mortes".

Questionado se na região de Lisboa poderá haver recuos de uma ou mais etapas no processo de desconfinamento, o chefe de Estado respondeu: "Quem tem competência para fazer essa avaliação é o Governo. O que eu acho é que está fora de causa o regresso ao estado de emergência, em qualquer caso".

O Presidente da República defendeu que além dos novos casos de infeção por 100 mil habitantes e do índice de transmissão "há outros indicadores que não são menos importantes: o número de mortes, o número de cuidados intensivos e o número de internados", e que têm de ser tidos em conta.

Por outro lado, assinalou que a vacinação contra a covid-19 torna a situação atual "diferente que do que se passava há um ano".

"Temos cinco milhões de tomas de vacinas já, e um ritmo que vai ser acelerado, nomeadamente, como disse, na região de Lisboa e Vale do Tejo, de dezenas de milhares de tomas por dia, cobrindo os grupos de risco", referiu.

Marcelo Rebelo de Sousa acrescentou que, "apesar do número elevado de casos entre 20 e 40 anos, isso não se tem repercutido até agora em internamentos e em cuidados intensivos" e sustentou que "é esta ponderação que tem de ser feita a cada momento".
"Esta é uma ponderação que tem de ser feita por quem tem poder para isso, e é o Governo", insistiu.
Segundo o chefe de Estado, há que procurar evitar "que suba muito o número de casos", mas "tendo presente que, com a vacinação que já existe e que vai haver, acelerada, o número de casos só por si não chega para avaliar".
O estado de emergência vigorou entre março e maio do ano passado, para permitir medidas de contenção da covid-19 restritivas de direitos e liberdades fundamentais, e após um intervalo de seis meses foi decretado novamente em novembro, até ao fim de abril deste ano.
Em Portugal, já morreram mais de 17 mil doentes com covid-19 e foram contabilizados até agora mais de 845 mil casos de infeção, de acordo com a Direção-Geral da Saúde (DGS).
Na sexta-feira, o Presidente da República participa na 21.ª sessão com especialistas sobre a situação da covid-19 em Portugal, juntamente com o primeiro-ministro, presidente da Assembleia da República e representantes dos partidos com assento parlamentar.

[Notícia atualizada às 22h40]

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+