Tempo
|

28,02%
77 Deputados
28%
78 Deputados
18,07%
50 Deputados
4,94%
8 Deputados
4,36%
5 Deputados
3,17%
4 Deputados
3,16%
4 Deputados
1,95%
1 Deputados
4,02%
3 Deputados
  • Freguesias apuradas: 3092 de 3092
  • Abstenção: 40,16%
  • Votos Nulos: 2,93%
  • Votos em Branco: 1,39%

Total esquerda: 91Mandatos
Pan: 1Mandatos
Total direita: 138Mandatos
A+ / A-

Pandemia

Odemira. Detetados 22 alojamentos sem condições para acolher trabalhadores sazonais

03 mai, 2021 - 14:18 • Redação

Autarca adianta que algumas pessoas podem começar a ser transferidas para o resort Zmar. Questionado sobre a existência de redes mafiosas que exploram trabalhadores sazonais, José Alberto Guerreiro respondeu: "Sinceramente, não sei, mas atrevia-me a dizer que sim".

A+ / A-

Veja também:


Foram detetados, até agora, 22 alojamentos sem condições para acolher trabalhadores sazonais no concelho de Odemira, avançou esta segunda-feira o autarca José Alberto Guerreiro, que sugere uma comissão parlamentar de inquérito e diz que a coberto do negócio agrícola "há negócios muitos estranhos".

As autoridades estão a realizar inspeções em residências e quintas naquele concelho que tem cercas sanitárias devido à pandemia de Covid-19, disse José Alberto Guerreiro no final de uma reunião de coordenação da ‘task force’ do concelho que acompanha a situação da covid-19.

No âmbito dessa operação foram detetadas 22 situações incumprimento em alojamentos. O presidente da Câmara de Odemira ainda não sabe, ao certo, quantas pessoas residem nesses locais sem condições.

"As situações identificadas são situações de insalubridade, que têm a ver com a avaliação que a delegada de saúde faz. Ela é que define o número máximo de ocupantes por alojamento", disse aos jornalistas José Alberto Guerreiro.

O autarca adianta que algumas pessoas que vivem em alojamentos sem condições ou sobrelotados podem começar a ser transferidas para o resort Zmar.

"O procedimento prevê uma testagem prévia. Caso haja um infetado, obviamente, que se dirigirá para a Pousada de Almograve e os restantes ficarão em isolamento profilático no âmbito da saúde, porque estão em situação de condicionamento. Relativamente às situações em que não há nenhum infetado, o encaminhamento que está previsto e já está operacionalizado tem a ver com a Zmar", refere José Alberto Guerreiro.

Redes mafiosas? "Atrevia-me a dizer que sim"

O autarca adianta que as inspeções as casas dos migrantes vão continuar e questionado sobre a existência de redes mafiosas que exploram os trabalhadores, respondeu: "Sinceramente não sei, mas atrevia-me a dizer que sim".

"Algumas pessoas conhecedoras da minha frontalidade, ultimamente, têm-me dito que 'não sei se o presidente da câmara não está a correr perigo'. Não tenho receios sobre isso e estou aqui para assumir as minhas responsabilidades", declarou.

O presidente da Câmara de Odemira acredita que a cerca sanitária em duas freguesias do concelho pode ser levantada em breve.

“O meu desejo é que esta cerca estivesse o menor tempo possível e neste momento as indicações que os números dão é que haverá condições para isso”, sublinha.

As autoridades estão atentas e a cerca sanitária "é para levar a sério", adverte José Alberto Guerreiro.

"Relativamente a cerca estamos tranquilos, está tudo a funcionar com normalidade. Foram detetados pelas forças de segurança alguns trabalhadores a tentar furar a cerca num carro frigorifico. Denota algumas situações que não estão tão perfeitas quando isso", adiantou.

O boletim diário da Direção-Geral da Saúde desta segunda-feira indica que nas últimas 24 horas não houve mortos por Covid-19. O documento revela ainda que 180 novos casos e que o valor do R continua a descer, estando agora a 0,96, quer a nível nacional, quer no continente.

De acordo com os dados das últimas 24 horas, a região do Alentejo, onde fica Odemira, não tem qualquer novo caso de Covid-19.

Covid-19 por regiões

Saiba Mais
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+