Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Morreu Tomás "Batazu", o menino de 11 anos que lutava contra a leucemia

09 fev, 2023 - 14:41 • Rosário Silva

O pequeno Tomás estava, desde dezembro de 2022, a receber tratamento num hospital de Pequim, na China. Morreu nesta quarta-feira, dia 8 de fevereiro.

A+ / A-

Tomás, o menino português de 11 anos conhecido por "Batazu", que sofria de leucemia, morreu na quarta-feira, de acordo com a informação avançada pela família através da rede social Instagram

“O nosso filho já não está entre nós e partiu sem sofrer!”, pode ler-se na mensagem.

“Deu-nos uma lição de vida de como estar sempre alegre e pronto para lutar”, afirmam os pais num vídeo, onde apresentam algumas vivências dos últimos meses de Tomás, que estava na China, onde recebia um tratamento específico num hospital de Pequim.

Os progenitores contam que Tomás “ainda teve nos seus últimos momentos um toque de génio!”, tendo-lhes chamado “gummy bears” (em português, ursinhos de goma).

“Foram as suas últimas palavras de amor”, acrescenta a família.

Em novembro do ano passado, a família deu a conhecer o caso ao apelar nas redes sociais à ajuda monetária para levar Tomás a um novo tratamento clínico, depois de já ter passado por Israel, mas sem sucesso.

Em apenas quatro dias, a família do pequeno Tomás angariou 350 mil euros, tendo seguido para a China no início de dezembro de 2022, para participar no novo ensaio clínico.

"Batazu" não resistiu à doença e morreu na quarta-feira, no hospital onde estava a ser tratado.

"Vamos ter muitas saudades das tuas malandrices e traquinices! Vamos ter saudades de vires à nossa cama! Vamos ter saudades dos teus sonhos e objetivos, de ir aos restaurantes preferidos! Vamos ter saudades de tudo!", lê-se ainda na publicação que já recolheu muitas centenas de comentários de solidariedade para com a família.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+