Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Operação Marquês: Ricardo Salgado vai a julgamento por abuso de confiança

09 abr, 2021 - 17:56 • Redação

Antigo presidente do BES escapa ao crime de corrupção ativa.

A+ / A-

O antigo presidente do BES Ricardo Salgado vai a julgamento por três crimes de abuso de confiança no âmbito da Operação Marquês e escapa a corrupção ativa.

A decisão instrutória foi divulgada esta sexta-feira pelo juiz Ivo Rosa, no Campus da Justiça, em Lisboa.

Ricardo Salgado estava acusado de um total de 21 crimes: um crime de corrupção ativa de titular de cargo político, dois crimes corrupção ativa, nove crimes branqueamento de capitais, três de abuso de confiança, três de falsificação de documento e três crimes fraude fiscal qualificada.

O advogado de Ricardo Salgado, Francisco Proença de Carvalho, disse no final da audiência que, “se a justiça mantiver a distância necessária em relação a tanta coisa que se diz, sem se saber o que se está a dizer”, o ex-banqueiro será absolvido.

“O processo não termina aqui como é evidente e a nossa confiança mantém-se igual. Se a justiça mantiver a distância necessária em relação a tanta coisa que se diz, sem se saber o que se está a dizer, o meu cliente será absolvido”, referiu.

Questionado sobre o recurso do Ministério Público da decisão instrutória de Ivo Rosa, o advogado disse não ter receio da decisão do Tribunal da Relação.

"Não tenho receio, vamos seguir o processo com toda a serenidade e com toda a confiança. Eu tenho muito orgulho em ser advogado de quem sou, tenho muita confiança no meu cliente e espero que ele consiga, até ao fim, mostrar a sua inocência, de que não tenho dúvidas", afirmou Proença de Carvalho.

[notícia atualizada]

Saiba Mais
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+