A+ / A-

Portugal faz primeiro transplante hepático da Europa só com cirurgia robótica

22 fev, 2024 - 16:04 • Carla Fino

Cirurgia com recurso a um robot foi feita no dia 5 de fevereiro a um homem de 51 anos e demorou 9 horas

A+ / A-
Um transplante de fígado completamente feito por cirurgia robótica? Aconteceu, é o primeiro da Europa e foi feito em Portugal. O anúncio foi feito esta quinta-feira, em conferência de imprensa, pelo Hospital Curry Cabral, em Lisboa. A cirurgia aconteceu mo Centro Hepato-Bilio-Pancreático e da Transplantação.

O paciente de 51 anos, que sofria de cirrose hepática, recebeu o fígado no passado dia 5 de fevereiro.

O procedimento levou 9 horas, e decorreu "sem qualquer problema", tendo o doente tido alta ao fim de 11 dias, "encontrando-se a convalescer em casa e em franca recuperação", revela a Unidade Local de Saúde de São José (o antigo Centro Hospitalar Universitário Lisboa Central).

"O robot foi comandado pelo cirurgião principal e foi utilizado desde o início da intervenção. Permitiu por um lado a remoção do fígado do doente, e a colocação do novo fígado, executando todas as partes da operação, incluindo aquelas que são mais delicadas", explicou o Diretor da Cirurgia Geral e da Unidade Hepato-Bilio-Pancreática, Hugo Pinto Marques, médico que comandou a máquina.

O responsável sublinha a importância que a cirurgia robótica tem porque "permite realizar a intervenção através de pequenas incisões, uma delas tendo o tamanho mínimo para remover o órgão doente, e para introduzir o novo órgão".

Este tipo de intervenção "só traz vantagens", realça Hugo Pinto Marques uma vez que se trata "de uma cirurgia muito menos agressiva, permite uma mais fácil recuperação e simultaneamente utiliza este robot que é um instrumento de grande precisão, com grande detalhe, o que permite realizar com muita segurança as fases mais delicadas desta operação".

O aparelho, um sistema de quarta geração, faz parte do primeiro Centro de Cirurgia Robótica em Portugal.

Rosa Valente e Matos, presidente do Conselho de Administração da ULS São José, adianta que o Centro de Cirurgia Robótica já realizou 1.500 cirurgias em nove áreas diferentes. "Em 2023, realizámos 533 transplantes nas várias áreas. Fomos pioneiros no Serviço Nacional de Saúde nesta área e neste Hospital (Curry Cabral) com o primeiro robot. E hoje somos os primeiros a nível nacionae e europeu a realizar o primeiro transplante hepático com recurso à robótica."

De referir que a cirurgia robótica no SNS arrancou no final de 2019. Em 2023, adquiriu o um segundo sistema, permitindo à Unidade Local de Saúde ser a primeira na constituição de um Centro de Cirurgia Robótica em Portugal, instalado no Hospital Curry Cabral, um dos sete estabelecimentos hospitalares que fazem parte da ULS São José.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+