Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Covid-19 nas escolas: 80 casos positivos em 82 mil testes realizados

22 mar, 2021 - 18:25 • Redação

"A taxa de positividade foi inferior a 0,1%", indica o Ministério da Educação.

A+ / A-

Veja também:


Foram detetados 80 casos de Covid-19 nos mais de 82 mil testes rápidos realizados a professores e trabalhadores não docentes do ensino público e privado, avança o Ministério da Educação, em comunicado.

A segunda fase de rastreio arrancou a 16 de março. O alvo foram os docentes e não docentes que já iniciaram as atividades presenciais, nomeadamente da educação pré-escolar e do 1.º ciclo.

"A taxa de positividade foi inferior a 0,1%, tendo-se registado 80 casos positivos nos testes realizados em todo o país", refere o gabinete do ministro Tiago Brandão Rodrigues.

Este valor está em linha com os valores registados na primeira fase do processo de testes em massa nas escolas, iniciado a 20 de janeiro. Nessa altura, foram realizados 65 mil testes, com uma taxa de casos positivos de 0,15%.

"O processo de testagem em contexto escolar prossegue, de acordo com a já conhecida Orientação da Direção-Geral da Saúde, Direção-Geral dos Estabelecimentos Escolares e Instituto de Segurança Social", sublinha o Ministério da Educação.

Os testes rápidos de antigénio realizados em ambiente escolar envolvem todos os profissionais da Educação e os alunos do ensino secundário.

Evolução da Covid-19 em Portugal

Os estabelecimentos do pré-escolar e do 1.º ciclo reabriram na semana passada, no âmbito da primeira fase do plano de desconfinamento.

O Presidente da República visitou hoje uma escola básica em Lisboa em sinal de apoio à retoma do ensino presencial como "peça essencial no processo de abertura", que disse esperar que não seja de "avanços e recuos".

"A escola tem um papel essencial. Foi bem escolhido da parte do Governo - e teve o apoio do Presidente da República - o ser a escola uma peça essencial no processo de abertura", afirmou o Presidente aos jornalistas, admitindo que o estado de emergência poderá continuar até maio.

Portugal regista esta segunda-feira mais 16 mortes e 248 novos casos de Covid-19, avança o boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde (DGS). É o menor número de novas infeções desde 1 de setembro.

Portugal tem uma incidência de 81,3 casos de Covid-19 por 100 mil habitantes e o índice de contágio R(t) está nos 0.89, indica a Direção-Geral da Saúde. Estes valores estão dentro dos parâmetros "verdes" definidos para manter o desconfinamento.

O único município que na semana passada apresentava risco extremo de infeção por Covid-19 registou, nos últimos dias, uma quebra no número de novos casos. O Funchal contabiliza, de acordo com a última atualização da Direção-Geral da Saúde (DGS), uma incidência de 915 casos por 100 mil habitantes.

Portugal volta, assim, a abandonar o risco máximo, com cerca de 96% dos municípios com uma incidência cumulativa a 14 dias inferior a 240 casos por 100 mil habitantes. No total, são 37 os concelhos com incidência igual a zero.

Covid-19 por regiões

Saiba Mais
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+