A+ / A-

Produção de vinho em 2023 vai ser a maior desde 2006

20 nov, 2023 - 14:24 • Lusa

As previsões agrícolas de 31 de outubro, para uma das produções "mais elevadas das últimas duas décadas", anteveem-se "vinhos complexos e com equilíbrio entre o teor alcoólico, a acidez e os taninos".

A+ / A-

A produção de vinho para este ano deverá atingir 7,3 milhões de hectolitros, devendo ser a maior produção desde 2006, apesar da diminuição nas sub-regiões dos Vinhos Verdes e da região da Beira Interior, estimou o Instituto Nacional de Estatística (INE) esta segunda-feira.

O INE regista que a dispersão geográfica da vinha, a par das "particularidades edafoclimáticas das regiões vitícolas e às características das castas aí instaladas, prolongou a realização das vindimas", que se estenderam desde a primeira quinzena de agosto, até à primeira de outubro.

Segundo o INE, o desenvolvimento e maturação de bagos decorreu de forma heterogénea, tendo havido, ainda, ataques de míldio e de oídio (regiões dos Vinhos Verdes e Centro), podridão cinzenta (Norte e Centro) e traça da uva e cigarrinha verde (Ribatejo e Alentejo).

No caso da uva de mesa, esta deverá ter um aumento da usa produção em 10% face a 2022, mas "aquém da média do último quinquénio (-4%)".

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+