Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Prisões. Apenas 0,05% dos reclusos recusaram vacina contra a Covid-19

13 out, 2021 - 15:01 • Liliana Monteiro

Prisão de Évora, onde estava preso Armando Vara, tem taxa de vacinação de 100%. No sistema prisional nacional, quase todos os reclusos quiseram ser vacinados e só 10% ainda não completaram o processo.

A+ / A-

As cadeias portuguesas têm, nesta altura, uma taxa de vacinação completa de 91,28%. De acordo com informações da Direção-Geral de Reinserção e Serviços Prisionais (DGRSP), estão agora a ser vacinados “os reclusos que, por terem tido doença Covid não puderam, em tempo, ser vacinados e dos reclusos que, provindos da rua, entram no sistema prisional sem terem ainda sido vacinados”.

Questionada pela Renascença sobre a taxa de recusa dos reclusos em matéria de vacinação, a DGRSP indica que “é de 0,05%”. Nesta altura, no conjunto dos sistema prisional e tutelar educativo, há um único caso positivo à Covid 19 e respeitante a um trabalhador.

Na cadeia de Évora, onde esteve detido o antigo ministro e ex-administrador da CGD Armando Vara até à passada segunda-feira (dia 11), “a taxa de vacinação é de 100% e a taxa de ocupação do estabelecimento de 94,3%”.

Este não é um estabelecimento prisional (EP) sobrelotado ou com registo de casos de infeção com Covid-19 que levem à necessidade de medidas de contenção. Mesmo assim, o Tribunal Judicial da Comarca de Évora decidiu aplicar a Lei n.º 9/2020, de 10 de abril (Regime excecional de flexibilização da execução das penas e das medidas de graça, no âmbito da pandemia da doença Covid-19) – lei que permite a saída dos arguidos, mediante avaliação, sempre que faltem menos de dois anos para terminar a pena de prisão.

Lei excecional que permite saída de presos ainda vigora

Segundo dados revelados pela Direção-Geral de Reinserção e dos Serviços Prisionais, “entre 11 de abril de 2020 e 31 de agosto de 2021, foram registadas 2.030 libertações ao abrigo do artigo 2.º da Lei 9/2020 de 10 de abril”, o mesmo que permitiu a libertação de Armando Vara.

Diz essa a lei que “são perdoados os períodos remanescentes das penas de prisão de reclusos condenados por decisão transitada em julgado se o tempo que faltar para o seu cumprimento integral for igual ou inferior a dois anos, e o recluso tiver cumprido, pelo menos, metade da pena”.

Foram ainda concedidas 906 Licenças de Saída Administrativa Extraordinária (LSAE – artigo 4.º da mesma Lei) que, na prática, obrigam os reclusos a manterem-se confinados ao espaço da casa com controlo das entidades policiais.

Foram por fim concedidos 16 indultos.

Nesta altura, “estão 27 reclusos em usufruto de Licença de Saída Administrativa Extraordinária e a última LSAE foi concedida à data de 4 de junho de 2021”, adiantam os serviços prisionais.

Alívio de restrições

Embora a Direção-Geral considere que as visitas sem acrílicos são uma medida “arriscada” e devem ser sujeitas a uma avaliação de “prudência”, optou, numa primeira fase, por avançar com visitas sem aqueles separadores nos estabelecimentos prisionais mais pequenos, onde a população reclusa não ultrapasse as 100 pessoas.

São eles:

- C. Apoio da Horta,

- Aveiro;

- Braga;

- Bragança;

- C. Rainha;

- Chaves;

- Covilhã;

- Elvas;

- Évora;

- Guimarães;

- Lamego;

- Odemira;

- Olhão;

- Silves;

- T. Novas;

- V. Castelo;

- V. Real;

- Viseu;

- P. J. Porto

- Extensão do Mondego do E. P. Guarda

- Qtas. da Várzea e de S. Miguel (Setúbal e Covilhã, respetivamente).

As visitas continuam a necessitar de pré-marcação, devem ser usadas máscaras de proteção em adultos e crianças a partir dos 12 anos, e deve ser apresentado o certificado digital de vacinação ou um teste rápido realizado 24h antes da visita, autenticado por uma farmácia.

Nas idas às urgências, cirurgias ou exames invasivos de reclusos vacinados, o regresso continua a exigir isolamento profilático ou teste rápido à entrada no estabelecimento prisional com alta após conhecimento de teste PCR negativo.

Para reclusos não vacinados, o isolamento profilático é de 14 dias. As idas ao exterior para simples consultas deixam de exigir isolamento.

Nos centros educativos as regras são idênticas.

Saiba Mais
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+