Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Covid-19: Dezasseis bombeiros de Espinho em vigilância e com processo disciplinar após convívio

13 fev, 2021 - 16:54 • Lusa

Os bombeiros em causa vão ser “alvo de um processo disciplinar” por não terem cumprido o plano de contingência delineado para aquele quartel no combate ao novo coronavírus.

A+ / A-

Veja também:


Dezasseis elementos dos Bombeiros do Concelho de Espinho (distrito de Aveiro Aveiro) estão em vigilância ativa à covid-19, porque confraternizaram todos numa “ceia na cozinha do quartel”, onde a lotação era de seis pessoas, indicou hoje fonte oficial.

Em declarações à agência Lusa, o comandante da corporação, Pedro Louro, adiantou que os 16 bombeiros, que estão em casa em vigilância ativa por terem contactado com um caso positivo de covid-19, vão ser “alvo de um processo disciplinar” por não terem cumprido o plano de contingência delineado para aquele quartel no combate ao novo coronavírus.

“Toda a brigada de serviço esteve a confraternizar durante o período da ceia na cozinha do quartel , cujo plano de contingência determina que a lotação da cozinha é de seis pessoas”, explicou Pedro Louro, acrescentando que foi feito um comunicado interno a dar indicação de que se iria “agir disciplinarmente”, por causa da quebra das regras do plano de contingência.

Segundo o comandante, de momento só há “um caso positivo de um bombeiro com a covid-19”. Todos os elementos que estiveram a confraternizar na ceia estão em isolamento profilático e vigilância ativa.

A pandemia de covid-19 provocou pelo menos 2.384.059 mortos no mundo, resultantes de mais de 108,1 milhões de casos de infeção, segundo um balanço feito pela agência francesa AFP.

Em Portugal, morreram 15.034 pessoas dos 781.223 casos de infeção confirmados, de acordo com o boletim mais recente da Direção-Geral da Saúde.

A doença é transmitida por um novo coronavírus detetado no final de dezembro de 2019, em Wuhan, uma cidade do centro da China.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+