Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

GNR começa a vacinar agentes da PSP em Lisboa

11 fev, 2021 - 09:57 • Maria João Costa com redação

O ministro Eduardo Cabrita revelou que até ao final da semana outras forças de segurança começam a ser vacinadas.

A+ / A-

Veja também:


A seguir aos bombeiros a vacinação contra a Covid-19 vai avançar para a PSP. A garantia foi deixada, esta quinta-feira, pelo ministro da Administração Interna (MAI).

Em declarações no Centro de Saúde da Damaia, onde esta manhã começaram a ser vacinados os bombeiros, o ministro Eduardo Cabrita explicou que até ao final da semana outras forças de segurança começam a ser vacinadas.

Será o corpo clínico da GNR, em Lisboa, a administrar a vacinação aos agentes. “Relativamente às forças de segurança, ainda esta semana iniciaremos esse processo de vacinação num quadro de cooperação entre a GNR e a PSP”, avançou Eduardo Cabrita.

Ministra admite tropeções, mas mantém metas

Esta manhã, no centro de saúde da Damaia, 20 bombeiros dos voluntários da Amadora começaram a ser vacinados. No local esteve também a ministra da Saúde que reforçou as metas do Governo. Marta Temido lembrou que o objetivo é ter 70% da população vacinada até ao final do verão.

Embora reconhecendo que podem existir “tropeções” no caminho, garantiu empenho na nova fase que agora começou, de vacinação dos profissionais dos serviços essenciais, aqueles que estão “envolvidos no socorro através das corporações de bombeiros”, e da população com mais de 80 anos ou que tem entre 50 e 79 anos e comorbilidades.

A ministra insistiu que, apesar da vacina, as restantes medidas de proteção contra o vírus “não podem ser descuradas”. Há que manter as regras de saúde pública, mesmo após a vacinação: o distanciamento físico, o arejamento dos espaços, a utilização de máscaras e a higienização das mãos.

“A vacina ajuda a proteção, mas não é um escudo completo”, lembrou.

A Direção-Geral da Saúde anunciou o alargamento dos testes rápidos a escolas, fábricas e ao setor da construção civil. No âmbito da nova estratégia de testagem, a DGS defende "a disponibilização generalizada de testes rápidos de antigénio (TRAg) nas unidades de saúde do SNS".

Em Portugal, já morreram mais de 14 mil doentes com Covid-19 e foram contabilizados até agora mais de 774 mil casos de infeção com o novo coronavírus que provoca esta doença, de acordo o último boletim da Direção-Geral da Saúde (DGS).

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+