Tempo
|
Tudo o que precisa de saber sobre o Mundial 2022 Últimas Notícias Mundial 2022
Tudo o que precisa de saber sobre o Mundial 2022 Últimas Notícias Mundial 2022
Tudo o que precisa de saber sobre o Mundial 2022 Últimas Notícias Mundial 2022
A+ / A-

Vacinação

“70% da população vacinada até ao início de setembro”, diz Gouveia e Melo

09 fev, 2021 - 12:36 • Filipe d'Avillez

O atraso atual na vacinação deve-se ao estrangulamento da disponibilidade, e não a qualquer problema de distribuição, nem de administração, diz o vice-almirante que coordena a “task-force”. Toda a população estará vacinada até dezembro.

A+ / A-

Veja também:


Se tudo correr de acordo com o planeado, 70% da população estará vacinada até ao início de setembro, considera o vice-almirante Gouveia e Melo, coordenador da “task-force” para o plano de vacinação em Portugal.

Durante a reunião da Infarmed que decorreu esta terça-feira o militar explicou que qualquer atraso que exista neste momento deve-se à disponibilidade de vacinas, e não da sua distribuição.

Portugal atravessa um "momento de estrangulamento de disponibilidade de vacinas. Não é um problema de distribuição nem de administração", diz o vice-almirante.

Gouveia e Melo explica que Portugal já recebeu cerca de meio milhão de vacinas. Destes, “43 mil foram para Madeira e Açores e 460 mil ficaram no continente" diz.

No continente, “das 460 mil, foram administradas 400 mil, estando em reserva 60 mil. É necessário guardar uma reserva, para não comprometer a segunda dose, explicou o militar.

"Esta é uma percentagem muito elevada e só não é mais por uma questão de segurança", sublinha.

Com base nestes números conclui-se que um total de 106 mil pessoas encontram-se totalmente vacinadas, segundo os dados disponíveis até 8 de fevereiro.

"Atualmente Portugal está com uma média de 22 mil vacinas por dia, mas essa média vai subir no segundo trimestre para quatro vezes mais, e aí terão que se montar soluções de saúde mais rápidas".

Os problemas de disponibilidade significam que a primeira fase não estará concluída antes de 31 de março adianta Henrique Gouveia e Melo, mas a boa notícia é que se prevê que 70% da população já tenha sido vacinada até final de agosto, início de setembro, com a totalidade coberta até dezembro.

Vacinas contra a Covid-19 administradas em Portugal

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+