Tempo
|
Tudo o que precisa de saber sobre o Mundial 2022 Últimas Notícias Mundial 2022
Tudo o que precisa de saber sobre o Mundial 2022 Últimas Notícias Mundial 2022
Tudo o que precisa de saber sobre o Mundial 2022 Últimas Notícias Mundial 2022
A+ / A-

Covid-19: Áustria anuncia que vai receber 10 doentes portugueses

05 fev, 2021 - 13:41 • Lusa

O chanceler austríaco, Sebastian Kurz, diz ser "uma questão de solidariedade europeia oferecer ajuda rápida sem burocracia para salvar vidas humanas".

A+ / A-

Veja também:


A Áustria vai receber 10 doentes portugueses, entre os quais cinco com infeções graves pelo novo coronavírus e cinco com outras doenças ou cirurgias pendentes, anunciou esta sexta-feira o Governo austríaco, que espera ajudar Portugal durante a pandemia de covid-19.

O chanceler austríaco, Sebastian Kurz, disse, em comunicado, ser "uma questão de solidariedade europeia oferecer ajuda rápida sem burocracia para salvar vidas humanas".

O líder conservador austríaco já tinha falado no último domingo com o primeiro-ministro, António Costa, acerca da possível transferência de doentes.

"Tal como acolhemos [no passado] doentes de cuidados intensivos de França, Itália e Montenegro, queremos agora ajudar Portugal nesta difícil situação", acrescentou o chefe do executivo austríaco.


Já o ministro da Saúde, Rudolf Aschober, vincou que esta assistência é possível graças a uma "ligeira melhoria" ao nível dos internamentos em unidades de cuidados intensivos (UCI) no país, onde cerca de 300 pessoas estão hospitalizadas em estado grave devido à covid-19, menos de metade do número no final de novembro, na segunda vaga da pandemia, quando chegaram a estar internadas mais de 700 pessoas em UCI.

Segundo a agência noticiosa EFE, os doentes portugueses serão transportados para clínicas em Viena e quatro outras regiões do país em aviões do exército federal austríaco, numa data ainda por confirmar pelos dois Governos, que estarão a finalizar os detalhes do acordo.

A ajuda austríaca acontece depois de profissionais de saúde alemães terem chegado esta semana a Portugal para colaborar no esforço dos serviços de saúde contra a pandemia de Covid-19. Esta equipa vai ficar a trabalhar no Hospital da Luz, em Lisboa, que criou mais oito camas de cuidados intensivos para acolher doentes graves.


A comunidade autónoma da Galiza também está disponível para ajudar Portugal, garantiu à Renascença na semana passada Alberto Núñez Feijóo, presidente da Comunidade autónoma da Galiza.

“Gostaria que Portugal atravessasse esta onda pandémica com o menor dano possível. Posso assegurar que, em função das nossas possibilidades, em função do que nos solicitem, claro, consideraríamos alguma proposta concreta de material ou de colaboração”, declarou Alberto Núñez Feijóo.

O jornal "La Voz de Galicia" noticia esta sexta-feira que a Galiza disponibilizou-se para receber doentes portugueses no Hospital Álvaro Cunqueiro, em Vigo.

Em Portugal, morreram 13.482 pessoas dos 748.858 casos de infeção confirmados, de acordo com o boletim mais recente da Direção-Geral da Saúde.

Saiba Mais
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+