Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Julgamento SEF/Ihor Homeniuk. Tribunal rejeita reconstituição feita pelo Ministério Público

03 fev, 2021 - 11:00 • Liliana Monteiro

“Se se mostrar necessária iremos avaliar”, disse o presidente do coletivo de juízes, que acolheu a crítica ontem lançada pelo advogado Ricardo Serrano. Testemunhas começaram a ser ouvidas nesta manhã.

A+ / A-

O presidente do coletivo de juízes que julga o caso da morte do cidadão ucraniano Ihor Homeniuk no aeroporto de Lisboa foi muito claro nesta manhã de quarta-feira: “o tribunal vai trabalhar sem as reconstituições do crime”.

“Foram feitas sem advogados”, justificou Rui Coelho. “Para evitar engrenagem da decisão, faremos toda a prova dos factos sem a reconstituição. Se se mostrar necessária iremos avaliar”, acrescentou.

A questão tinha sido levantada ontem, durante a primeira sessão, por Ricardo Serrano, advogado de Duarte Laja, “é a primeira vez que num processo com estas características tivemos um procurador que fez reconstituição do que aconteceu sem notificar os advogados. Demonstra deslealdade”.

Nesta quarta-feira, numa altura em que o advogado Ricardo Serrano pedia ao tribunal para questionar a primeira testemunha a ser ouvida em audiência com declarações prestadas na dita reconstituição, o juiz presidente respondeu negativamente, comunicando a todos que o tribunal não vai tomar em consideração essa diligência.

“Ele estava a tentar arrastar-se até à porta”

Manuela Cabral, empregada limpeza no Centro Instalação do Aeroporto Humberto Delgado (CIT), foi a primeira testemunha a ser ouvida em tribunal. Contou que entrou às 7 horas no turno e estavam ao serviço quatro seguranças que tinham feito o turno da noite e que comentaram que tinham tido uma noite “agitada”.

“Quando entrei para a minha sala, o passageiro estava a falar sozinho. Estava a falar num tom normal. Ele tinha as mãos livres”, afirmou, garantindo que nunca entrou na sala e que o segurança à porta nada teria nas mãos.

“A porta de material de limpeza é ao lado da sala dos médicos onde estava o passageiro. Quando entrei, estava um senhor à porta, que estava a vigiar; estava sentado e a porta aberta. O passageiro estava sentado num colchão com mãos livres. Onde estava o segurança, estava lixo e um lençol descartável”, relatou.

Na altura em que os vigilantes mudaram de turno, a sala deixou de ser vigiada. A testemunha afirmou que “ele [passageiro] estava com as mãos desamarradas e a tentar arrastar-se até à porta". A testemunha fez um gesto com a mão "para ele parar”.

Saiba Mais
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+