Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Covid-19. Hospital de Braga vacinou dois profissionais não prioritários para evitar desperdício

01 fev, 2021 - 18:03 • Lusa

De acordo com a administração da unidade, a vacina aos dois trabalhadores não prioritários foi aplicada em 29 de dezembro, logo no primeiro dia da toma, face à não comparência de alguns profissionais agendados.

A+ / A-

O Hospital de Braga vacinou contra a covid-19 um total de 2.028 profissionais, entre os quais dois não prioritários, para evitar desperdícios, disse a administração à agência Lusa.

Segundo a administração, a vacina aos dois trabalhadores não prioritários foi aplicada em 29 de dezembro, logo no primeiro dia da toma, face à não comparência de alguns profissionais agendados.

O objetivo foi “não se desperdiçar vacinas que seriam inutilizáveis num espaço temporal de breves minutos”.

A administração sublinha que aqueles dois profissionais, apesar de não prioritários, “prestam assistência em todo o hospital, incluindo áreas covid".

Os profissionais em causa são um informático e uma psicóloga.

O hospital explica que o agendamento dos profissionais de saúde para a toma da vacina é realizado quando chega a informação de que irá ser entregue uma nova remessa.

Por norma, a indicação da receção das novas remessas é comunicada num espaço temporal curto, “tendo de ser o processo de agendamento junto dos profissionais célere, para cumprimento de todos os critérios de vacinação definidos”, acrescenta.

“As vacinas chegam ao hospital descongeladas e existe uma janela temporal máxima para a sua administração de cinco dias após receção e de seis horas após preparação em seringa”, esclarece.

Até hoje, no Hospital de Braga já foram vacinados 2.028 profissionais contra a covid-19, dos quais 1.484 já tomaram as duas doses.

O hospital aguarda a receção de novas doses para dar continuidade à vacinação e abranger a totalidade dos seus cerca de 3.200 profissionais.

A pandemia de covid-19 já provocou pelo menos 2.227.605 mortos resultantes de mais de 102,8 milhões de casos de infeção em todo o mundo, segundo um balanço feito pela agência francesa AFP.

Desde março de 2020, Portugal já registou 12.757 mortes associadas à covid-19 e 726.321 casos de infeção pelo coronavírus SARS-CoV-2.

A doença é transmitida por um novo coronavírus detetado no final de dezembro de 2019, em Wuhan, uma cidade do centro da China.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+